O que é essencial

O que é essencial em sua vida? O que são aquelas coisas que trazem significado e sentido à sua existência? O que é que não poderia faltar em seu caminho, caso contrário as luzes se apagariam e as cortinas do seu show se fechariam? O que o motiva a seguir em frente? O que faz seu coração bater mais forte? O que faz sua alma ter esperança na vida? O que causa em seu interior aquela sensação de que o mundo é imenso e a vida infinita? O que é realmente capaz de colocar um verdadeiro sorriso em seu rosto, sorriso este que expressará a felicidade experimentada no mais íntimo do seu ser?

Mas quero que seja sincero, que seja honesta, e que responda a partir de si mesmo. Não responda a partir de palavras alheias. Não responda com aquilo que você acha que as pessoas gostariam de ouvir. Porque às vezes dizemos que algo é importante em nossa história porque um dia nos disseram que deveríamos pensar por esse viés. Mas sabemos e confessamos, ainda que apenas a nós mesmos, que não é verdade, que aquilo não nos anima e não nos traz aquela vontade, aquele prazer, por viver.

Estamos apenas você e eu. Então fique à vontade para responder. O que é essencial em sua existência?

“Não há tempo para tudo. Não poderei escutar todas as músicas que desejo... Ler todos os livros que desejo... Abraçar todas as pessoas que desejo. É necessário aprender a arte de ‘abrir mão’ a fim de nos dedicarmos àquilo que é essencial” (Rubem Alves)

Espero que você tenha conseguido responder à pergunta que fiz anteriormente. Porque agora quero que pense no tanto de tempo que desperdiçamos vivendo coisas que não nos são tão atrativas e importantes e desprezando aquelas que, genuinamente, fazem a diferença, marcam-nos profundamente com marcas capazes de nos fazer experimentar do bom regozijo da vida.

Porque às vezes, sem saber ao certo o que nos é importante, queremos viver tudo. Ou pensamos que é necessário viver tudo. Mas Rubem Alves, com esse tão bonito pensamento, nos faz entender que não precisamos ler a todos os livros se podemos ler os melhores. Não precisamos ouvir a todas as músicas se podemos ouvir as melhores. Nem precisamos abraçar a todas as pessoas se podemos abraçar as melhores. Mas que melhores são esses? São os livros rotulados como best-sellers? São as músicas que há dias não saem do TOP10 do Spotify? São as pessoas que estão sempre estampadas nos portais de notícias dos famosos? Não. Perguntei a você o que é essencial em sua vida, lembra? Melhores, aqui, significa aquilo que é essencial a você.

Qual o seu melhor livro? Qual música lhe agrada? Quais pessoas lhes são importantes? É ao que é essencial a você que vale à pena dedicar algum tempo. Não qualquer tempo. Mas o melhor e mais saudável tempo que você puder. Um tempo que lhe proporcione qualidade de conexão. Um tempo que lhe garanta profundidade de relação. Um tempo que se torne inesquecível quando tiver que acabar. Um tempo que repercutirá dentro de você até o fim da sua vida.

Mas para que tenha a experiência de viver boas coisas, as melhores coisas, antes descubra o que é essencial em sua vida. Para além de músicas, livros ou pessoas. Pense no que é verdadeiramente importante em sua caminhada. Naquelas coisas que embelezam sua estrada. Que iluminam seu céu. Que fazem brilhar o seu palco. Naquilo que faz da sua existência algo tão único e especial. Não ao mundo. O mundo não importa. Mas a você.

(Texto de @Amilton.Jnior)