Para uma amada turma

Olhem para o lado!

Sim! Para um lado e para o outro.

Fizeram esse exercício?

Perceberam quantos de nós somos/estamos formando numa multiplicidade de histórias uma tão singular unidade e história?

Quantos sonhos e desafios, erros e acertos, caminhos e descaminhos não convivem aqui?

São histórias outras... Tantas outras... Que se cruzam nas linhas afetivas que dia a dia, aula a aula, disciplina a disciplina vamos desenvolvendo.

São medos e angústias compartilhados, mas que ao serem compartilhados tornam-se mais leves por serem conduzidos por múltiplas mãos a outros caminhos possíveis.

Medos que se somam . Mas que não nos paralisam, pois nas mãos dadas, impulsionam-nos ao movimento de Ser mais...

Perceberam agora porque a nossa unidade se constitui em nossa multiplicidade e nisto a sua beleza?

São múltiplos sorrisos e olhares, passos e caminhos diversos, traços e abraços outros, que num entrelaçar da diversidade, compõe novas histórias, passos e sorrisos que não seriam possíveis se não houvesse nas entrelinhas de nossas ações, linhas cruzando-nos um ao outro num fraterno espírito de solidariedade.

Que essas experiências solidárias se multipliquem em espaços e caminhos outros. Que a dinâmica fraterna favoreça novos sorrisos.

Que nossas mãos entrelaçadas toquem outras mãos.

Que a gente nunca se esqueça de que a unidade necessita da multiplicidade.

E que a vida pode ser muito mais viva se o exercício de olhar para o lado, de modo sensível e visível ao e com o outro, for de fato, realizado.

Liciane Souza
Enviado por Liciane Souza em 27/04/2023
Reeditado em 27/10/2023
Código do texto: T7774052
Classificação de conteúdo: seguro