Aplausos

Um dia eu estava gravando com a Thaís uma das edições do nosso programa, o “Insight Psicologias”, quando ela relembrou um dos tantos e maravilhosos trechos do filme O Extraordinário e promoveu uma reflexão que achei interessante. O trecho em questão se trata de uma das falas finais do filme. É quando o protagonista da história verbaliza que todos, ao menos uma vez em suas vidas, deveriam ser aplaudidos em pé. A Thaís, então, refletiu que tendemos a esperar pelo aplauso de uma multidão formada por centenas ou milhares de pessoas. Que somos gananciosos. Altivos em nossos desejos. E esperamos pelo reconhecimento do mundo ao passo que ignoramos que os melhores aplausos que podemos receber em nossas vidas são aqueles vindos das pessoas que nos amam e que mais amamos. Para a Thaís, então, o significado daquele trecho foi esse: que tenhamos a sorte de sermos agraciados pelo reconhecimento daqueles que importam.

Quero, então, compartilhar esse pensamento com você. Porque o resto do mundo, se nos aplaudir, não terá o mesmo efeito que aquelas pessoas especiais. Não que não sejamos merecedores dos aplausos do mundo. Não que não sejamos dignos de receber reconhecimento pelos nossos esforços. Não precisamos ignorar quando desconhecidos nos aplaudirem e parabenizarem por nossas conquistas. Mas também não devemos achar que a vida seja sobre receber honrarias de quem não conhece os caminhos que trilhamos, as dores que enfrentamos, as lutas que precisamos lutar. Conhecimentos estes que, aqueles que sempre estiveram ao nosso lado, com certeza possuem.

Aliás, nossas conquistas podem ser as conquistas deles porque, ao longo do caminho, quando a tempestade nos alcançou e a dor nos afligiu, pudemos ter recorrido a eles, buscado pelo seu abrigo, pelo seu ombro amigo, pelo seu colo acolhedor. Eles colheram nossas lágrimas. Eles se abaixaram ao pó da terra quando não conseguíamos nos levantar, serviram-nos de apoio e nos ergueram, foram forças às nossas pernas, luzes aos nossos olhos, esperança ao nosso desanimado coração. Então seus aplausos são importantes. Seus aplausos são significativos. Aplaudem a nós. Mas, assim, aplaudem a eles também, porque a nossa vitória só foi possível por causa daqueles que pegaram em nossas mãos quando o mundo nos deu às costas.

Tenha os pés no chão. Talvez nunca recebamos o reconhecimento do mundo. Talvez milhões de pessoas não nos encham dos mais robustos comentários parabenizando-nos por nossas conquistas. Mas isso não importa. O importante é que na hora da chegada possamos encontrar aqueles que estiveram conosco no momento da largada, incentivando-nos, encorajando-nos, sendo presentes em nossas vidas, mantendo-se presentes em nossas caminhadas. Reconheça a importância que eles tiveram e que ainda têm. Reconheça que seus aplausos, ainda que vindos de uma só pessoa, são mais importantes e dizem muito mais do que os milhões de aplausos que esperamos do mundo.

(Texto de @Amilton.Jnior)