Coisas com as quais deveríamos ter cuidado

Lamentavelmente, o ser humano costuma não ter cuidado quando resolve abrir a boca para dizer certas coisas. É comum que certas pessoas não tenham tato quando fazem comentários ou perguntas e terminem por magoar os outros. Isso acontece principalmente quando se faz algum comentário acerca do peso, aparência ou vida privada de alguém e também quando se pergunta a alguém coisas de foro muito íntimo, perguntando-se coisas do tipo: por que você não casou? Por que você não teve filhos? E muitas dessas pessoas são tão sem tato que, ao perceberem que magoaram os demais, usem a desculpa: “Que foi? A verdade dói? Ficou com raiva por eu ter dito a verdade?”

Tudo bem que não se está dizendo a ninguém para mentir, porém o grande problema não está em se dizer a verdade mas sim em como dizê-la. E uma coisa é dizer a verdade, outra é ser cruel e não medir as palavras. Houve o caso de uma menina(hoje adulta), que começou a brigar com os pais porque, aos doze anos, queria começar a ir sozinha de ônibus à escola como todos os colegas. A mãe então respondeu: “Acontece que você é lerda.” Quando a moça chorou, a mãe retrucou: “Que foi? A verdade dói? Então procure mudar. Aprenda a ser mais esperta.” O que podemos dizer? A mãe foi sincera ou cruel?

Também precisamos lembrar que há coisas que requerem tato. Precisamos tomar cuidado com o que dizemos em questões como o peso de uma pessoa, penteado ou se a pessoa é solteira e não tem filhos. Caso você não tenha intimidade com uma pessoa, evite fazer comentários sobre o peso dela, mesmo que você ache que ela está enorme de gorda. Aliás, coisas como peso ou aparência requerem tato mesmo quando se tem intimidade. Não se está dizendo para falar que a pessoa está magérrima, claro, só que também precisamos lembrar que sinceridade não é grosseria. Digamos que alguém use um penteado ridículo – e esse conceito, dependendo das circunstâncias, é muito subjetivo – e você se sinta tentado a dizer algumas coisas. Abstenha-se de dizê-las. Há coisas que não devem ser faladas nem mesmo quando temos intimidade. Tudo bem que você não precisa dizer que o penteado da pessoa é lindo, no entanto é melhor não dizer nada.

Seria ótimo que as pessoas aprendessem a importância de ter tato ao falar. E que lembrassem que precisam escolher bem as palavras quando querem dizer certas “verdades”. Dizer a verdade não significa que temos o direito de ferir a pessoa. Entendamos que todo mundo tem sensibilidade e que não podemos ser cruéis. A não ser que queiramos ficar conhecidos como pessoas insensíveis e sem sutileza. Então, nada de falar sem medir as palavras ou de fazer perguntas de cunho muito pessoal. Há assuntos que só interessam à pessoa e que não são da nossa conta. Por que ficar perguntando a uma pessoa o quanto ela pesa ou por que ela não é casada? Levemos em consideração que, para alguém, pode ser muito doloroso quando se toca em certos assuntos.