Ser presentes

Você já parou para pensar no significado da palavra “presente”? Quando falamos sobre sermos presentes na vida de alguém, o que podemos entender sobre isso? Quais reflexões podemos fazer? A quais conclusões podemos chegar? Ser presente na vida de alguém pode falar muito mais do que simplesmente participar do Agora que ele vive.

A palavra presente, primeiramente, pode mesmo ter esse significado de nos fazermos notar na vida das pessoas, participar de suas conquistas, estender a mão na hora de suas dores, estar ao seu lado nos momentos desejados. E isso é importante. É fundamental que construamos histórias juntos. Que participemos, sempre na medida do possível, das existências uns dos outros. Somente assim construiremos memórias, fortaleceremos laços e teremos recordações que sirvam de consolo para os dias de saudade. Portanto, participarmos da vida uns dos outros, de pessoas que são especiais a nós e queridas pelo nosso coração, é de fundamental importância para que nossos sentimentos apenas aumentem e perpetuem.

Mas há um outro sentido nessa ideia de nos fazermos presentes na vida das pessoas. A palavra presente também pode estar se referindo à dádivas, a agrados, a “lembrancinhas” que oferecemos a quem nos é caro para que ele “se lembre de nós”. Quando viajamos, por exemplo, a alguma cidade distante e, andando por suas ruas e avenidas, entrando em lojas e mercearias, deparamo-nos com algum produto que imediatamente nos faça recordar daquela pessoa que deixamos para trás, tratamos de comprar o “presente”, trazemos conosco e o entregamos àquele ou àquela que invadiu nossos pensamentos. Aquela pessoa fica feliz, cheia de contentamento, foi lembrada! Tudo porque recebeu algo que, diante dos nossos olhos, parece simples, mas que para ela significou dizer que foi lembrada por nós, que esteve dentro dos nossos pensamentos, que habita em nosso coração!

Fazermo-nos presentes na vida das pessoas, então, é mais do que simplesmente participar de suas histórias, conviver em seus caminhos, surgir em suas vidas, estar ao seu lado. É, através da nossa presença em suas vidas, sermos capazes de motivar sorrisos, acelerar corações, encher espíritos de esperança e encorajar a certeza em dias melhores. É, através da nossa presença, fazer com que aquele ou aquela a quem tanto amamos e estimamos, sinta-se realmente importante, valiosa, digno de nossos mais belos intentos e mais honestos sentimentos. É, através da nossa presença, sermos dádivas em suas existências, como aquelas “lembrancinhas” que trouxemos da viagem e que encheram aqueles olhos que tanto adoramos encarar de alegria e contentamento pela mensagem de parceria, de amizade, de lealdade, de fraternidade e de amor que nossos gesto transmitiu. Que a sua presença transmita a quem você ama uma mensagem de parceria, de amizade, de lealdade, de fraternidade e de amor!

Que sejamos presentes uns aos outros!

(Texto de @Amilton.Jnior)