Retornar
Um diálogo entre Nietzsche e Josef me propôs um pensamento bem melancólico. Vi algo que me fez repensar bastante, intitulado: O Eterno Retorno.
No filme: Quando Nietzsche chorou. Em determinado momento, Nietzsche dá a Josef um pensamento. Pensamento esse que diz o seguinte: “E se um Demônio lhe dissesse que esta vida da forma como vive e viveu no passado, você teria de viver-lá de novo, porém inúmeras vezes mais e não haverá nada de novo nela, e cada dor, cada alegria, cada coisa minúscula ou grandiosa, retornaria pra você mesmo, a mesma sucessão mesma sequência várias e várias vezes, como uma ampulheta do tempo. Imagine o infinito, considere a possibilidade de que cada ato que você escolher você escolherá para sempre.”-Nietzsche-
Você, leitor, retornaria a vida tendo em mente isso acabará de ler? Se sim, parabéns. Está indo muito bem. Mas… se não, o ideal é, começar a achar os erros, começar a fazer coisas que você gostaria de revive-las e que não seriam um tormento ou uma perca de tempo, não só pelo fato do retorno, mas sim para sua própria alegria, vindo disso, buscar ser mais alegre, aprender coisas novas, nunca ficar na mesmice, comece a ter uma vida digna de retorno, algo que você gostaria de refazer, abra os olhos, não morra frustrado por não ter aproveitado a vida enquanto pode. Nunca é tarde para mudar…