A MALDITA SAUDADE

 

 

As saudades...Já ouvi tantas vezes a palavra SAUDADE dita em mil tons, mas agora que sinto acho que nunca ouvi ninguém dizer a verdade... Todos falam deste sentimento mas hoje sinto que nunca ninguém o sentiu realmente. Agora penso na solidão do meu quarto sinto-me no direito de afirmar que a saudade é só minha...Foi uma palavra inventada por mim! Existem belas poesias...Melancólicas e tristes carregadas de lamentos contando histórias de amores que partiram acenando um adeus qualquer... Não conhecemos os rostos... sim, porque a saudade tem rosto só que os poetas dizem porque recordar e sofrer . Então falam de almas que vivem como sombras e que ferem na escuridão...Não lhe dão nome...Não lhe descrevem os traços...A alma não se vê por isso talvez se sinta menos que a falta de um rosto bem delineado. A saudade é um sentimento sem cor nem cheiro mas que se sente... Também já ouvi dizer. Mas se eu dissesse que a saudade é negra como a noite e cheira a solidão, acham que estaria mentindo? Porque é assim que eu a vejo nos meus olhos... Com um rosto sujo de cinzas de olhar sombrio e sorriso desmaiado. Nada consegue travar e todas as batalhas que enfrentamos são vitórias a enumerar.... A saudade é imponente... Não se comove com choros e horas adiantadas, nem tão pouco se compadece com os gemidos de dor de um coração destroçado. É implacável no momento de brilhar e brilha como ninguém quando sapateia em cima dos teus sonhos. Até tu te ajoelhas quando a ve assim tão magnifica... Confessa! Na saudade cabe um mundo inteiro porque o seu corpo alonga-se com o tempo e a cada minuto que passa outro solitário a ela chega sem esperanças de sair. Que não queriam mais sentir a sua ausência a devorar-lhes a carne e soluçavam arrependidos por nunca terem acreditado nos boatos que reclamavam a sua existência.  Porque haveriam de ter medo da saudade? De uma beleza sem par... De um sentimento perturbador e duradouro? A emoção que não seria senti-la a remoer nas suas entranhas... Porque ter medo se podemos dar as mãos ao outro e sentir que a saída era mesmo ali ao seu lado? Não ha razões para temer a saudade, só vontade de a possuir com loucura... A saudade é uma dama que não se faz rogada a nenhum convite meloso e em pouco tempo ela te abraça o corpo... Quando por ti já não tem forças para dela te libertar. Então conhece de perto o perfume da dor, o som dos ponteiros do relógio que rangem como portas velhas, o teu desenho ao espelho que juras estar distorcido porque o teu rosto parece inchado de tanto chorar, até esquece a cor do sol e afirmas que ele hoje não é amarelo e inventas um novo tom de cinzento só para não te chamarem de mentiroso por dizer que ele te faz sentir frio quando vai á janela. Mas tu sabe que ele não consegue te aquecer por mais que deite debaixo dele todos os dias... Depois dizem que a saudade passa se pensar outra coisa... E tu pensas... Pensas... E imagina um jardim cheio de flores em plena Primavera e até parece que sorri de novo, mas quando começa a esboçar um sorriso as flores murcham de repente e o céu enche-se outra vez de nuvens negras e feias. Fechamos os olhos, respiramos fundo porque bem sabemos que ainda teremos um longo caminho a percorrer e tentar novamente pensar em coisas boas e abandonar a maldita saudade. Devemos então esquecer as imagens e nos concentrar nos sons à tua volta... Carregar o silêncio. É claro que esperamos ouvir algo novo, escutar uma música harmoniosa e calma mas que nos encha de boas vibrações... E realmente ouves ao fundo uma melodia quase imperceptível. Sentes que os teus olhos tremem ao ouvir cada nota e o teu coração parece que enfraquece no teu peito... Aquela música ..”foi com aquela música que nós ...” e tu bem tentas acabar a frase mas já não consegue porque irrompes num pranto e as tuas palavras já não são mais que soluços. Foi o regresso da saudade que sentiu ali... Mas por favor não desista ´porque um dia ainda vai dizer adeus para sempre... A Maldita Saudade.