Paraíso de Lucas, de Milton, ou de Coríntios
Lucas 23:42-43: E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu Reino. E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.
Paraíso de Milton: narra as penas dos anjos caídos após a rebelião no paraíso, o ardil de Satanás para fazer Adão e Eva comerem o fruto proibido da Árvore do Conhecimento, e a subsequente Queda do homem. Após uma invocação à Musa, o poeta descreve brevemente a rebelião dos anjos liderados por Lúcifer, a qual, fracassada, lhes custou o paraíso.
Paraíso de Corintios: Cor. 12:2-4.: Em 2 Coríntios 12:2, 3, Paulo fala de um homem que “foi arrebatado ao terceiro céu”. Quem era esse homem? Na sua carta aos coríntios, Paulo destacou que estava sendo usado por Deus como um apóstolo. (2 Cor. 11:5, 23) Daí, ele menciona ‘visões e revelações da parte do Senhor’. No contexto, Paulo não fala de nenhum outro irmão. Assim, podemos concluir que, quando Paulo falou do homem que tinha recebido visões e revelações, ele se referia a ele mesmo. — 2 Cor. 12:1, 5. Então, Paulo era o homem que “foi arrebatado ao terceiro céu” e “arrebatado para o paraíso”. (2 Cor. 12:2-4) Ele usou o termo “revelações”, o que indica que ele ficou sabendo de coisas que vão existir no futuro.