Vivendo e aprendendo

Ler e estudar pode nos trazer muito conhecimento, mas com certeza não nos traz sabedoria e há certas coisas que só aprendemos quando temos a chance de passar pela experiência. Uma pessoa pode ter muito estudo e ler muitos livros sobre como é a vida nas prisões, só que nunca terá o conhecimento de alguém que esteve preso ou que trabalha em uma penitenciária. Então, o que podemos concluir disso tudo? Que nem sempre ler e estudar muito é o suficiente para nos dar o entendimento e a sabedoria que necessitamos para viver nossas vidas. Precisamos ter nossas experiências, correndo o risco de errar e nos decepcionar. E isso é algo que muitos pais superprotetores deveriam aprender: superproteger os filhos e impedi-los de ter suas experiências não os poupará de sofrer, mas os impedirá de adquirir o necessário entendimento para viver suas vidas.

Uma moça, sempre que falava que queria namorar, ouvia dos pais que era melhor não namorar para não se decepcionar. Pensemos nessa situação. Então a pessoa vai passar a vida isolada dentro de uma bolha para não se decepcionar? Como uma pessoa saberá o que é bom para ela se ela nunca se arriscar? De acordo com o velho ditado, é “vivendo e aprendendo”. O que isto significa? Que temos de nos arriscar a cometer erros e a sofrer desapontamentos para saber o que nos serve e ver como certas coisas são. E não é raro que só saibamos o que é bom para nós depois de termos “quebrado a cara”. Imaginemos a situação de uma pessoa que resolve fazer um curso superior e acaba por descobrir que não era o que ela queria. O que ela deve fazer então? Esperar que outros lhe digam o que fazer? Naturalmente não. Caberá a ela fazer um exame de consciência e um balanço de sua vida para saber que caminho deverá seguir na sua vida. Como vemos, tomar decisões erradas e entrar por caminhos que depois descobrimos que não têm nada a ver conosco também faz parte do aprendizado.

Dessa forma, aprendemos que a vida é cheia de coisas inesperadas e não podemos esperar passar pela vida sem sofrer golpes e, dependendo do que quisermos fazer, temos que entender que podemos nos decepcionar. E que decepções fazem parte da vida. Cabe a nós usarmos as decepções e as lições que os erros cometidos nos trazem para vermos o que é bom para nós e o que realmente queremos das nossas vidas.

.