A GRANDE CAUSA DO SOFRIMENTO DA HUMANIDADE

É, SUSTENTA-SE, A NECESSIDADE DE CONTROLE (SOBRE FATOS, PESSOAS, ENFIM, CIRCUNSTÂNCIAS) QUE NÃO SE MATERIALIZA – ESPECIALMENTE NO ASPECTO TEMPORAL (SEJA EM RELAÇÃO AO PASSADO OU EM RELAÇÃO AO FUTURO) PARA GERAÇÃO DE PRAZER. MAS, SUSTENTA-SE, NÃO É A BUSCA PELO PRAZER QUE GERA SOFRIMENTO COMO DEFENDEM ALGUNS, MAS SIM UMA NECESSIDADE DE CONTROLE SOBRE FATOS, PESSOAS, CIRCUNSTÂNCIAS, ESPECIALMENTE SOBRE O TEMPO QUE SE MOSTRA EQUIVOCADA, E QUE POR ISSO NÃO SE MANIFESTA NOS TERMOS ALMEIJADOS. DIANTE DA CONSTATAÇÃO DA NÃO MANIFESTAÇÃO, DO NÃO CONTROLE, SURGE A FRUSTRAÇÃO, O SOFRIMENTO.

A DEPRESSÃO É, NESSE CONTEXTO, UMA FALSA IDEIA, UMA FALSA CONSTATAÇÃO, UMA FALSA PERCEPÇÃO DO MUNDO QUE INSISTE EM QUERER CONTROLAR O ASPECTO TEMPORAL, DIRIGINDO-O PARA DE VOLTA AO PASSADO. O MOTIVO? O PASSADO, SUSTENTA-SE, É SEMPRE UM LUGAR MAIS CONFORTÁVEL. OU MELHOR, CRIA-SE UMA IDEALIZAÇÃO DO PASSADO, NA QUAL APENAS FATOS, PESSOAS, CIRCUNSTÂNCIAS AFÁVEIS SÃO TRAZIDAS AO PENSAMENTO. “LÁ EU ERA FELIZ, AGORA, ISSO TUDO ACABOU, NÃO EXISTE MAIS, QUERO, POIS, VOLTAR PARA O PASSADO” (ESSA IDEIA ELUCIDA BEM ESSA CONSTRUÇÃO). OU SEJA, O ENREDO DO PASSADO É UM ENREDO CONHECIDO (PERCEPÇÃO DE QUE É MENSURÁVEL, DOMINÁVEL), ISSO É, SABE-SE COMO OS FATOS, PESSOAS E CIRCUNSTÂNCIAS OCORRERAM. ESTA FEITA, É MAIS PROPÍCIO SE SENTIR CONFORTÁVEL EM UM AMBIENTE CONHECIDO. O PRESENTE PASSA A SER UM FARDO (ESPECIALMENTE PORQUE NITIDAMENTE SE CONTRASTA NEGATIVAMENTE COM O PASSADO), E MAIS AINDA O FUTURO, POIS CADA VEZ MAIS DISTANCIA O IDEALIZADO “TEMPO QUE NÃO VOLTA MAIS”.

A ANSIEDADE, POR SEU TURNO, É A NECESSIDADE DE CONTROLE DE FATOS, PESSOAS, CIRCUNSTÂNCIAS NO ASPECTO TEMPORAL FUTURO. ISSO É, NO FUTURO HAVERÁ - SUPÕE-SE - A MATERIALIZAÇÃO DE UM IDEAL, CONSEQUÊNCIA DE UM CONTROLE QUE SE COGITA POSSUIR. CRIA-SE UMA EXPECTATIVA DEMASIADA, ISSO É, A DETERMINAÇÃO DE COMO SERÁ O FUTURO. NESSE CONTEXTO, O AGORA, O PRESENTE SE TORNA UM AMBIENTE IRRELEVANTE, MAS TAMBÉM INCÔMODO POIS NÃO MANIFESTA A IDEALIZAÇÃO. O AQUI AGORA ESTÁ ACONTECENDO E NÃO SE TEM A GERÊNCIA SOBRE ELE, E DIANTE DESSA SIMPLES CONSTATAÇÃO, ELE SE TORNA BANAL. O PASSADO, TORNA-SE TAMBÉM INCÔMODO, POIS ELE NÃO CONTRIBUI PARA A IDEALIZAÇÃO DO AMBIENTE, ENTE CONSTANTE EM PROJEÇÕES, ALÉM DO QUE O PASSADO JÁ ACONTECEU, NÃO SE PODE MUDAR O PASSADO. O FOCO DOS PENSAMENTOS É SEMPRE O QUE ESTÁ POR VIR.

Ednardo C Benevides
Enviado por Ednardo C Benevides em 08/04/2023
Reeditado em 08/04/2023
Código do texto: T7759152
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.