Manipu(lados)
Em tempos de guerra e outros tantos adventos ocorrendo de uma só vez, constatamos tristemente (até os mais leigos), como funciona a tal pirâmide social:
A elite massacrando sem dó nem piedade o "proletariado". "Vence o mais forte"- é o que dizem... ou tentam impor goela abaixo- seja para justificar seus abusos, seja para se sentirem mais confortáveis com suas consciências ( inconsciência).
Os mais ousados, e porque não dizer mais sórdidos, defendem a "meritocracia "... esquecendo -se que o filho do rei se fez servo para servir de exemplo para a humanidade (propiciando à mesma). O mundo poderia ser um lugar bem melhor, mas o dinheiro corrompe tudo, torna alguns, há exceções, desumanos, com suas ambições. Enquanto choram os menos favorecidos, outros esbanjam deleites, não deixam de ostentar. Onde o pobre não tem vez, alguns empresários se acham a bola da vez. Qual sabor tem esse tipo de vitória?... não há glória em desprezar os mais fracos e lhes impugnar abusos para se manterem vivos... mas carrascos sempre existiram ao longo da história, e suas máscaras caem facilmente nesses tempos onde oportunismo é jogada de "mestre".
Quem é teu mestre?... a quem você serve?