Escrever: o remédio para lidar com nossos desconfortos

Você já passou por aqueles momentos em que cometeu algum erro, tentou dar uma desculpa esfarrapada e, no final, acabou se sentindo mal consigo mesmo? Pois é, o sentimento de vergonha pode ser bastante paralisante. É difícil se concentrar no cotidiano, a produtividade diminui e, muitas vezes, nos sentimos completamente perdidos.

Mas, felizmente, há uma solução: escrever. Sim, pode parecer simples, mas a verdade é que a escrita tem um poder incrível para nos ajudar a lidar com nossos desconfortos. Quando colocamos nossos pensamentos no papel, somos capazes de admitir nossas fraquezas e entender melhor nossos erros para que possamos tratá-los.

É importante aceitarmos e lidarmos com as consequências de nossos erros, buscando realizar o possível para corrigí-los, mas, sem jamais deixar de valorizar as coisas positivas que realizamos até então, bem como, nossas qualidades e competências. Não devemos confundir correção com punição, pois, enquanto a primeira conduz ao acerto, a segunda só afasta-nos do equilíbrio e apreende-nos com mais profundidade àquilo que tentamos consertar.

Colocar nossos sentimentos no papel ajuda a encontrar a justa medida, aquela que nos reorganiza e nos coloca no caminho certo, garantindo nossa paz interior. A escrita é um presente divino, nos conduz do caos para a ordem.