Temos que rever nossos valores

“Estamos a destruir o planeta e o egoísmo de cada geração não se preocupa em perguntar como é que vão viver os que virão depois”

José Saramago

“Eu não quero que vocês estejam esperançosos. Quero que estejam em pânico. Quero que vocês ajam como se a casa estivesse pegando fogo, porque ela está”

Greta Thumberg

Será que dá para ficarmos tranquilos quando recebemos notícias sobre o desmatamento na Amazônia ou sobre como os oceanos estão cheios de plásticos? Não, não dá. Não dá porque estamos vivendo uma situação alarmante. Estamos vivendo uma época em que temos que rever nossos valores. O que é mais importante? O desenvolvimento econômico ou cuidar do nosso planeta? Pensemos honestamente para saber qual é a resposta mais inteligente a esta pergunta. Do que adianta progredirmos economicamente enquanto poluímos o ar, desmatamos florestas, jogamos lixo nas águas e caçamos animais em extinção? Vale a pena enriquecermos ao passo que estamos tornando o planeta em que vivemos inabitável para as próximas gerações? Reflitamos bem sobre a maneira como estamos tratando o planeta Terra.

O que é mais valioso? Viver em um mundo habitável ou ganhar muito dinheiro e habitar em um planeta com o ar e as águas poluídos, florestas devastadas e desastres naturais ocorrendo a todo instante por causa da maneira insensata como temos tratado o mundo em que vivemos? Pensar pode nos obrigar a sair de nossa zona de conforto mas precisamos fazê-lo para saber o que temos que fazer em relação à forma como temos vivido. Queremos que as próximas gerações vivam em um mundo habitável ou queremos que elas vivam em um ambiente insalubre? Temos de deixar de ser egoístas e de pensar apenas no agora. Todas as nossas ações têm consequências e precisamos rever nossos valores e interesses para agir de maneira mais responsável e consciente. Não estamos nesse mundo apenas para desfrutar dele e explorá-lo. Este mundo é a nossa casa. O que acontece com uma casa se os que nela moram não cuidam dela? Então, o que acontecerá em um futuro talvez não muito distante se continuarmos agindo da mesma forma.

Os recursos naturais não são inesgotáveis e devem ser consumidos com moderação e inteligência. E a situação requer urgência e que nos tornemos mais conscientes acerca da forma como temos que agir em relação ao mundo em que vivemos. O que acontece com alguém que gasta todo o dinheiro que possui sem pensar no amanhã? Com certeza em pouco tempo a pessoa ficará sem quase nada para se manter. Assim, cabe a nós mudar o nosso procedimento e cuidar deste mundo não apenas porque é moda falar em preservar a natureza, mas porque se permanecermos agindo de forma estúpida não haverá futuro para as novas gerações. Sejamos conscientes então acerca dos valores que priorizamos. Chega de consumismo desenfreado, de colocar o desenvolvimento econômico acima de tudo e passemos a ver o que é realmente importante, que é cuidar do mundo em que habitamos.

.