O QUE É A LEITURA?

O QUE É LEITURA?

Deve ser vista como um processo ativo (passar a vista mecanicamente nas linhas, nas páginas não é leitura. Ademais, decorar o que se leu não é leitura).

Nesse universo, quantidade não é qualidade.

Lê-se para saber, não para concordar.

É um processo, em síntese, fomentador da individualidade.

Prestigia o ser como protagonista de seu próprio processo civilizatório, pois o faz criar pensamentos.

E que não se esqueça: Ninguém pode pensar por outrem.

Leitura é um processo – livro é instrumento - para acesso a conceitos – (Vide elementos de constituição em Processo Nominativo de Conhecimento).

O QUE SE ESPERA DA LEITURA?

Conhecer. É, pois, um importante processo para obtenção de conceitos. Que o desconhecido se torne conhecido e após essa apresentação de novos conceitos surja concomitantemente uma série de pensamentos.

P.S.: Há a possibilidade de aparecimento de conceitos já conhecidos. Ocorre que, a reunião de conceitos já conhecidos não esgota a relação entre eles. Dessas novas relações – nunca esgotadas – surgem novos pensamentos.

*ATENÇÃO: Leitura não apenas pelo que está escrito, materializado nas páginas, mas especialmente pelo que a partir do que lido desencadeia internamente, isso é, uma sucessão de pensamentos (estímulo à criatividade e estímulo à inteligência com aumento de vocabulário). Ler, é, sobretudo, permitir-se transformar pelos conceitos que chegam e se convertem em pensamentos. É um processo de descoberta que leva, ao fim, à autodescoberta. É preciso reconhecer, pois, que não se sabe tudo (humildade como conceito indissociável). Além disso, reitera-se que não se pensa por outrem, por isso a leitura é o grande proporcionador do ser em se reconhecer enquanto indivíduo (que se observa pensando autonomamente, autor de seus pensamentos).

Ednardo C Benevides
Enviado por Ednardo C Benevides em 31/03/2023
Código do texto: T7753020
Classificação de conteúdo: seguro