O QUE É A VIDA?

O QUE É A VIDA?

A VIDA É O INSTRUMENTO ATRAVÉS DO QUAL O INDIVÍDUO (1) TEM A POSSIBILIDADE DE EXERCER SUAS POTENCIALIDADES.

O QUE É O HOMEM?

O HOMEM É, EM SÍNTESE, A PERSONIFICAÇÃO DE UMA POTÊNCIA (2) DE POTÊNCIAS (3) .

(1) HOMEM EM POTENCIAL, PRESCINDINDO PARA O ATINGIMENTO DESSA CONDIÇÃO O RECONHECIMENTO DA PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE.

(2) EM SE RECONHECER COMO INDIVÍDUO. RECONHECIMENTO QUE PARTE DOS PENSAMENTOS QUE O LEVAM AO CONHECIMENTO DA PRÓPRIA INDIVIDUALIDADE. NESSE PONTO ESTÁ, SUSTENTA-SE, O NÚCLEO DO CONCEITO DE HOMEM (ENQUANTO MATERIALIZAÇÃO DA HUMANIDADE). PARA QUE SE RECONHEÇA, É IMPRESCINDÍVEL QUE PENSE, E PENSA DE FORMA OBRIGATORIAMENTE AUTÔNOMA, INDIVIDUAL. LEMBREMOS, POIS, DESCARTES: COGITO ERGO SUM, ISSO É, PENSO LOGO SOU (ATENDE-SE PARA O ORIGINAL EM FRANCÊS, JE PENSE, DONC JE SUIS – CONSTANTE NO LIVRO DISCURSO DO MÉTODO, DO ANO 1637). ACRESCENTA-SE, NESSE ATO, UM TRECHO, PARA QUE TRANSMITA A SEGUINTE FRASE: PENSO, COMO INDIVÍDUO QUE RECONHEÇO QUE SOU, LOGO EXISTO (NO FRANCÊS, ALGO COMO “JE PENSE, EN TANT QU'INDIVIDU QUE JE RECONNAIS QUE JE SUIS, DONC J’EXISTE”). TALVEZ UMA OBVIEDADE, POSTO QUE NINGUÉM PENSA POR OUTREM, MAS SE ENTENDE NECESSÁRIA A INSERÇÃO DOS TERMOS COMO FEITO PARA ENRIQUECIMENTO DO QUE SE PROPÕE APRESENTAR.

(3) EM REALIZAÇÕES – AS QUAIS NÃO SE LIMITAM ÀS TRANSFORMAÇÕES DO MUNDO EXTERIOR. COMPOSTO POR MATERIALIZAÇÕES E TAMBÉM POR CONCLUSÕES ADVINDAS DE PENSAMENTOS (O VERDADEIRO APERFEIÇOAMENTO DO HOMEM, QUE É, DEFENDE-SE, AO MESMO TEMPO SUJEITO E OBJETO DO CONTEXTO NO QUAL ESTÁ INSERIDO).

Ednardo C Benevides
Enviado por Ednardo C Benevides em 31/03/2023
Código do texto: T7753016
Classificação de conteúdo: seguro