Fobias

O povo está criando fobia pra tudo. O processo deve funcionar mais ou menos assim. Surge algum comportamento estranho, tão estranho e incomum que existe desde a Pré-história. Entretanto, os especialistas não sabem explicar muito bem o que é. Então, busca-se um dicionário - sempre há um dicionário de etiologia na casa de um cientista -, de preferência das línguas matrizes mais longínquas. Juntam-se ali duas ou três palavrinhas que a grande massa não sabe o que é, coloca-se um "fobia" ao final e pronto, acaba de surgir a nova ramificação de alguma área do conhecimento.

Em meses, sairão artigos sobre a temática, palestras, congressos... E ai de você, cara pálida, se não se atualizar. Vai passar vergonha nos ambientes sociais. Especialistas e leigos, olharão para você, com aquela cara ridícul@ da autoridade que não sabe de porr@ nenhuma, e dirão, espantados:

"Como pode! Em que mundo você vive? Não sabe o que é xyzkghpFOBIA?"

E você, coitadinho, o tão, tão, tão mal informado ser vivente, sentir-se-á a pior das criaturas. Deprimido, vai se isolar dos outros e será taxado de "gentefobia" - por favor, pesquise para mim como ficaria essa fobia, usando a linguagem científica - pegue um dicionário bem lindo, tá!

Tem algo errado com a humanidade.

Nijair Araújo Pinto
Enviado por Nijair Araújo Pinto em 26/03/2023
Reeditado em 26/03/2023
Código do texto: T7749346
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.