Só poderá amar quem souber sentir falta
Eu falo para ela: "Amor, a gente ainda vai ser muito feliz juntas". Ela me diz: "A gente já é feliz, amor", e eu nunca entendi genuinamente isso. Nunca, até este exato momento.
O ser humano é feito de vazios e passa a vida buscando preenchê-los, seja com comida, objetos, pessoas ou amores. Somos criativos nisso... Eu me vejo justificando o incomodo da falta com a conquista futura, o que me impede de viver o agora com entrega e gratidão, que, ao meu ver, são os verdadeiros caminhos para a felicidade.
Então, eu adio a alegria para um futuro perfeito, ignorando completamente que o perfeito é perfeitamente inalcançável e inatingível. Na ânsia de suprir o vazio, sigo alimentando-o dia após dia com auto-promessas utópicas e invariavelmente frustrantes.
Quando finalmente realizarmos o encontro, ainda haverão faltas, ainda haverão dificuldades e talvez aí que elas comecem realmente, pois a convivência tem seus desafios pautados na realidade, o que está além dos sentimentos que me agoniam.
Estou pensando aqui que viver é sobre perceber a vida no cotidiano e agarrar seus sabores, sejam eles doces, azedos ou amargos. Treinar o paladar da alma para lidar com temperos por vir e, acima disso tudo, encarar a experiência com gentileza e vontade.
Eu tenho alguém com quem dividir minha rotina, com quem me abro quando alguma dor lateja, com quem comemoro a mínima doçura da vida, que me acolhe e aconchega em seu amor, que me faz enxergar belezas em mim além do que já pude imaginar. Sou abençoada com seu amor 24 horas por dia.
Só poderá amar quem souber sentir falta.