A arte

Certo dia durante a aula de arte a professora pediu para abrirmos o livro na pagina x e fazer a atividade x, até ai tudo bem mas acontece que nessa mesma atividade tinha a foto de um mictório e eu não entendi nada, até hoje como a maioria das pessoas não entendo a forma exata de como a arte funciona, por mais que seja um apreciador da mesma, e creio que a resposta esteja além de um simples "cada um vê um mundo de sua maneira" acredito que os olhos de um artista sejam capazes de ver mais do que pode ser definido como "qualquer um" não atoa minha resposta para a atividade do livro foi tão preguiçosa como essa afirmação, não me orgulho disso.

Não sou um especialista, mas acredito que a arte seja algo que tenha muito mais virtude e valor do que as escolas passam, logicamente o argumento de que as instituições de ensino só são o passo inicial para um mundo de possibilidades é valido e eu o aceito, assim como o argumento de que não vamos ver a mesma coisa que o artista viu, mas acho que além de desenho não há tanto valor em outras áreas da mesma nessas instituições, muito provavelmente devido a sua dualidade entre interpretação e complexidade, a interpretação mesmo é algo que considero bem enganoso, quando um artista faz uma obra ele quis passar algo seja uma mensagem ou um sentimento ou simplesmente entreter as pessoas, e simplesmente perguntar o que você interpreta ou o que acha que ele quis dizer e aceitar qualquer resposta é algo que faz o esforço do mesmo cair por terra penso eu.

Quanto o que diz respeito a sua complexidade já entramos em um dilema relativamente popular, tal coisa é toda coisa, mas nem toda coisa é tal coisa, um exemplo disso podemos dizer que são as esculturas, certo dia passando por uma praça eu vi uma fonte com muitas esculturas e logo me perguntei quem foram os artistas ou o o artista que as esculpiu? será que teve reconhecimento? o que diferencia essa escultura da escultura de um artista famoso? com certeza havia algo que as diferenciasse das esculturas de um grande escultor eu só não sei o que é, mas entendo que não é só colocar hachuras em um vaso que significa que ele vá virar uma obra de arte certo? mesmo com quadros que não passam de meros respingos sendo considerados arte não quer dizer exatamente que qualquer coisa possa virar arte certo? ou será que não? o mictório assombrara para sempre esta questão.

No geral acredito que apesar de não tão valorizada ou apreciada nos dias de hoje pelo menos não em todas as suas áreas, a arte ainda se mantem de forma moderna e até discreta, seja como dança, arquitetura, filmes, programas de tv e até mesmo em video-games esses últimos sendo o que considero como os "conservadores da mesma" pois neles temos varias áreas da arte sendo colocadas em um lugar só e algumas ainda nem foram totalmente exploradas e ainda podem mostrar resultados que impressionem até mesmo os grandes artistas, o que prova que além de sentimental a mesma pode também ser muito divertida e que ainda pode se misturar a mais coisas mesmo que de forma inusitada.

Como disse não sou um grande entendedor mas sou um apreciador da arte como um todo, e ainda que não seja um artista enxergo que mesmo com séculos de história ainda não vimos tudo que podemos fazer com a arte, pois conforme o ser humano foi evoluindo e criando novas ideias a arte apareceu e deixou sua marca nela, de pinturas nas paredes a quadros imensos até as pequenas histórias em quadrinhos, mesmo das imagens estéticas das fotografias até os desenhos animados, cada etapa teve a arte que se mistura até com a escrita e matemática e a pedras imensas que podem ser moldadas a imaginação de um artista, mas também acredito que mais do que esses elementos a arte também está ligada a vida como um todo, desde os pequenos momentos com amigos até os momentos em que estamos simplesmente sentados em algum lugar olhando uma bela paisagem, talvez esteja sendo presunçoso mas não acho errado afirmar que os sentimentos que marcam esses momentos como quadros ou fotos que guardamos em nossas mentes, também podem ser chamados de arte afinal é algo que mexeu com a gente e que pode nos fazer refletir a respeito de nós mesmos e do mundo a nossa volta, e creio que entre os tipos mais complexos de arte a vida é a mais complexa delas.

Glauber Rafael Nascimento
Enviado por Glauber Rafael Nascimento em 07/03/2023
Código do texto: T7734658
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.