Deus pode castigar?

"Como seremos julgados?"

(Greta Thunberg, no filme "For Nature")

 

Hoje em dia, se falamos em castigos divinos, muita gente torce o nariz e até acusam os católicos de acreditarem num Deus vingativo, mau e violento.

Ora, não é nada disso. Deus é Amor, criou o universo e a cada um de nós por amor. Entretanto Ele tambem é Justiça e as duas virtudes devem se harmonizar.

Até hoje me arrependo pela minha omissão quando certa vez, assistindo uma palestra de dois catequistas para pais e padrinhos e madrinhas de batismo, a mulher disse várias vezes que "Deus não é juiz".

Ora, se Deus não é juiz nós todos estamos fritos, pois nesse caso não existe justiça no universo.

Essas pessoas de idéias liberais esquecem que juiz não é só para condenar, é para absolver também. E como a justiça humana é amplamente falha, só resta a divina como infalível, e se não se manifestar nesta vida, certamente na outra corrigirá tudo.

Se o mal não pudesse ser castigado, o bem não poderia ser recompensado.

A atual situação caótica que o planeta vive, com a natureza em guerra contra a humanidade, tem relação sim com os pecados da humanidade, inclusive desrespeitando as leis naturais instituídas por Deus. Se você destrói uma floresta pode provocar seca, por exemplo. De um modo ou de outro a conta é cobrada. Só que a coisa foi tão longe que já se especula sobre uma "sexta extinção massiva".

O Deus do deismo é estranho, pois os deistas acreditam que Deus criou o universo mas não liga para a humanidade; estaríamos entregues à própria sorte. A crer em tal divindade indiferente, eu preferia ser ateu.

Em suma, em vez de cultivar o orgulho e o rancor - eu vi, aqui no Recanto, amaldiçoarem o vírus da covid, como se não fosse uma permissão de Deus, como se tivéssemos o direito de amaldiçoar - precisamos é cultivar a humildade. O orgulho não atrai as bençãos do Céu. Reconheçamos que Deus tem o direito de castigar.