"Do nada, nada se cria. Essa ideia é absurda. Tem que ter algo anterior que criou o universo (ou a existência)"

[Reprodução aproximada de um comentário que peguei do YouTube]

Pois é muito mais absurdo pensar que existiu/existe um "criador" e, ainda por cima, que "nos criou à sua imagem e semelhança".

Porque o autor desse comentário está aplicando uma lógica que faz sentido dentro da nossa realidade, de que tudo o que existe nela teve uma "criação" anterior, a uma dimensão de realidade que é completamente diferente. É tal como acreditar que a atmosfera de Marte é igual à da Terra atual.

É verdade que existem leis lógicas universais, mas elas sempre se adaptam a contextos específicos, tal como no exemplo dos planetas. Além disso, a comparação também é entre etapas diferentes da evolução do universo ou da existência, do seu começo em relação a uma etapa em que já está constituído, em que elementos e fenômenos existem e se sucedem de maneira coerente ou lógica.

Talvez, no lugar de um nada literal, exista uma camada extremamente básica e eterna de "existência" (de um "algo") que torna possível ou justifica a emergência do/de universos, de acordo com a lógica humana, de que "nada pode vir do nada".

Mas, se também concluirmos que, nossa lógica, bem como o conhecimento humano (um produto dela), ainda estão limitados ao que acontece dentro deste universo, então, a hipótese de que a existência possa ter surgido do nada soará menos implausível.

Agora, que.. sei lá, um ser (??) ou uma entidade metafísica e absoluta, e ainda por cima aparentada a uma espécie de um planeta qualquer, entre bilhões de outros planetas, tenha literalmente criado este universo... soa aos meus ouvidos exatamente como uma fábula.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 06/03/2023
Reeditado em 07/03/2023
Código do texto: T7733827
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.