SOCIEDADE

(Por Érica Cinara Santos)

Estive assistindo a uma palestra da maravilhosa Viviane Mosé por esses dias e ela falava sobre o conceito de consciência enquanto arcabouço de experiências e valores que nos vão guiando os passos nessa vivência em sociedade.

Mas o que mais me despertou a atenção foi o conceito de sociedade que ela levantou.

Palavras dela: “estamos transitando de uma sociedade piramidal pra uma sociedade em redes e isso representa uma evolução.”

Ah, como vibrei internamente ao ouvir esse conceito e perceber que é exatamente isso! A evolução está de fato em andamento (sempre esteve) e está se evidenciando, impulsionada pela tecnologia.

Uma história vivenciada em um modelo de sociedade piramidal provou o quão nocivo é estarem poucos no topo, na posição de poder exclusivista, enquanto a grande maioria se acotovela na base da pirâmide, tentando um lugar o mais próximo possível do topo.

Quanto de sentimentos adoecidos isso veio gerando (inveja, cobiça, arrogância, egoísmo, prepotência, raiva….) em inúmeras gerações até aqui, cujos rastros são as guerras (declaradas ou não) entre nações, entre crenças, entre povos, raças, culturas….

A sociedade de redes é o passo que não permite retrocesso. E é nesse passo que passaremos de uma sociedade de um viés adoecidamente competitivo pra um modelo saudavelmente colaborativo.

Se há competição haverá sempre perdedores e energia nociva em todo o percurso. Se há colaboração, todos ganham e a energia produzida nas relações é altamente benéfica pra toda sociedade, eis que se apercebe que tudo e todos têm participação valorativa em todo o processo.

Passo a enxergar com olhos ainda melhores esse momento de todos nós nessa desafiadora, mas igualmente linda transição planetária.

Mil vivas à colaboração e ao novo modelo de sociedade que está emergindo bem diante dos nossos olhos!

Érica Cinara Santos
Enviado por Érica Cinara Santos em 05/03/2023
Reeditado em 14/03/2023
Código do texto: T7733138
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.