O significado do "eu te amo"

Há não muito tempo, estando eu na posição de terapeuta em um atendimento, ouvi uma reflexão que me fez parar para pensar. Estávamos conversando sobre o significado da pequena, curta, simples, no entanto profunda frase dita quando sentimos o coração transbordar: “eu te amo”. A pessoa em questão me disse que entendia isso como uma forma de declarar ao outro que “minha vida não seria a mesma se você não estivesse nela”. Eu nunca tinha parado para pensar por essa perspectiva. Vocês acham que apenas nós, psicoterapeutas, podemos proporcionar importantes reflexões? Vocês, pacientes ou clientes, também conseguem nos esclarecer sobre coisas que até então estiveram encobertas pelas nuvens da vida.

“Minha vida não seria a mesma se você não estivesse nela”. Pense na sua vida. Na sua rotina. Nas coisas que você faz todos os dias e que tanto conforta o seu espírito. Nos encontros que vivencia. Nos reencontros que experimenta. Nas experiências que desfruta. Agora pense nas pessoas que compartilham com você desses momentos. Quais, ou qual, se faltassem fariam com que tudo perdesse o sentido, o significado, o valor? Qual pessoa, convivendo consigo, faria sua vida ganhar outras formas se de repente fosse tirada da sua convivência? Qual partida seria difícil demais suportar?

Não nos damos conta disso. Às vezes nem é por mal. É pela correria mesmo. Pela pressa. Ou pela desatenção que acabamos adotando estando tão distraídos com tantas e inúmeras coisas. Fato é que quando amamos alguém, quando realmente amamos alguém, estamos assumindo para nós mesmos que aquela pessoa é importante demais para nós e que não seríamos os mesmos se não a tivéssemos conhecido. Isso é valioso. É valioso ter alguém em nosso caminho que traz significado à nossa existência. No entanto, distraídos, não percebemos que o amor se trata disso: gratidão por aquela existência que se encontrou com a nossa.

Quando entendemos essa profundidade, em muitos casos, é tarde demais. É quando já não podemos contar com aquela presença. É quando já não podemos olhar naqueles olhos brilhantes, arredondados ou estreitos, castanhos ou azuis, nos quais conseguimos ver o nosso próprio reflexo, e declarar o quanto valorizamos sua existência, sua companhia, sua presença em nossa estrada. É quando deixamos partir aquele ou aquela sem os quais nossas vidas não seriam mais as mesmas. É quando, então, tudo muda e provamos do desconfortável sentimento de ter arrancada de nós uma parte que nos era, em muito, valiosa.

Demonstre seu amor. Não apenas demonstre. Viva esse amor. Não tem problema se as palavras não puderem ser declaradas. Elas são importantes. Mas não são tudo. Mais importante do que discursos bonitos, são os gestos fascinantes. Demonstre àquela ou aquela que lhe é importante que sua vida não seria a mesma sem eles.

(Texto de @Amilton.Jnior)