Andarilho .

Abro a porta após chegar de mais uma viagem.

Desta vez não da Itália, muito menos de Anacapri onde um dia visitei a emblemática Vila San Michele, com sua história, onde Axel Munthe, médico e escritor passou parte de sua vida, onde ainda tem as marcas do imperador Tibério.

Cheguei de Volta Redonda, é logo ali, como diz o mineiro, não menos importante que a Vila San Michele em Anacapri, um dos lugares mais belos do que já visitei .

Volta Redonda, a cidade do aço, não tem o mar do mediterrâneo, e apesar da incômoda e densa poeira vindo da usina, a CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) inaugurada por o então Presidente Getúlio Vargas em 1941, é uma cidade que mantenho uma forte ligação afetiva.

A casa em Ouro Preto, é enorme,tanto que não consigo sequer usar todos os seus cômodos, também tem estória.

Meu pai era um apaixonado por Ouro Preto, e a visitava constantemente e como era gaiato, gostava de se passar por "jornalista" percorrendo suas ladeiras com um gravador "em punho" fazendo hilárias entrevistas com tipos populares como a famosa "Sinhá Olímpia", tendo inclusive desse fato, registro em fotografias que constantemente em momentos de nostalgia aprecio em uma viagem no tempo.

Tudo muito antigo, não chega a ter o cheiro de mofo,embora o clima seja bem úmido, mesmo em dias de verão de calor intenso, as noites em Ouro Preto são de temperaturas amenas.

Seja na cidade do aço, Volta Redonda, ou em andanças pelo mundo, nas lembranças de Anacapri, apreciando a bahia de Nápoles , na beleza barroca do casario de Vila Rica, existem momentos que uma filosófica sensação bate no peito imaginando tão pequeno somos, ao oposto, do tão grande podemos nos transformar por poder conhecer outras terras, o que nos transporta e nos leva a sonhar...

Axel Munthe construiu a Vila San Michele, fez ali seu paraíso, eu carrego um pedacinho daquele chão em mim, junto com a estória do famoso médico, na "sola"dos pés e nas recordações, caminha comigo a poeira da Boa Esperança,o chão da bauxita de Ouro Preto, o cheiro do café na fazenda Liberdade em Divino, a brisa do mar de Anacapri, e sabe lá Deus de quantos outros lugares ...