A nossa mente, mente.
"O que está dentro é como o que está fora". Esse é um dos princípios da filosofia hermética. E como explica tanta coisa na nossa vida. Pode ter várias interpretações distintas. Como por exemplo "Cada um dá o que tem" ou também "cada um enxerga o mundo com diferentes olhos".
Acredito eu, que muito disso está associado à nossa própria consciência e o nosso ego. Aqueles pensamentos que você resolve alimentar e oferecer abrigo dentro da sua mente, e sim, nós temos esse poder de alimentá-los ou deixar ir. É como um passageiro batendo de porta em porta, apenas de passagem, mas ao abrir a porta deixando-o entrar, você decide quando ele vai embora.
Muitos alimentam raiva, tristeza, ressentimento, e enxergam o mundo através disso. Incapazes de ver a beleza das coisas simples. É uma tremenda neblina cerebral. Outros, no entanto, abrem o coração, purificando, se libertando do ego, do orgulho, do apego, e assim, podem desfrutar da vida diariamente.
Buda já dizia que "o que você pensa, você se torna". Ou seja, esses pensamentos que o indivíduo alimenta, mais cedo ou mais tarde se refletem numa crença, sendo ela boa ou ruim. Você é responsável por adotá-la. Muitas vezes temos pensamentos destruidores por sugestões de outras pessoas sobre nós, que nos acorrentam e paralisam. Até que um dia você descobre que é muito mais sobre como a sua mente reagia ao acontecimento que perpetuava seus maus pensamentos, e que você pode mudar isso. Esse dia é quando você olha para dentro de si mesmo, e descobre tudo.