Os Casais No Mundo Espiritual

No mundo espiritual há espaço para as relações amorosas? Casais que muito se amaram na Terra podem permanecer juntos em uma dimensão espiritual?

Por todo o universo, nas incontáveis moradas que Deus nosso Pai nos oferece, o amor é o sentimento sublime que une as criaturas. Todavia, disto não se infere que em toda parte as uniões conjugais ocorram como no orbe terrestre.

De modo geral, na chamada vida espiritual as relações amorosas não estão subordinadas aos interesses materiais, frutos das convenções sociais — infelizmente tão comuns sobre a crosta terrestre.

Os espíritos que pelo fenômeno biológico da morte abandonaram o vaso físico se unem por afinidades, experimentando um prazer que vai muito além da permuta sexual. A união de duas almas afins, dignas e honestas, significa que elas desejam caminhar e progredirem juntas. Tal sentimento de felicidade é quase desconhecido na parte mais material e grosseira da Terra.

São várias as situações que podem favorecer as uniões conjugais espirituais: quando um casal viveu uma união feliz sobre a Terra, não é incomum que o cônjuge que desencarnou primeiro permaneça aguardando o retorno do outro. Da mesma forma, o cônjuge recém-desencarnado poderá reencontrar aquele que há muito o precedera na desencarnação já consorciado e comprometido com outra criatura, pois assim como na crosta planetária as pessoas que não desejam mais viverem consorciadas podem se divorciar, ninguém estará obrigado a manter no plano espiritual um compromisso do qual o seu coração se desvencilhou.

A Terra não passa de uma cópia muito imperfeita do Mundo Espiritual. Sendo assim, os espíritos desencarnados naturalmente também possuem suas ocupações, suas relações sociais, seu lazer e o seu círculo íntimo de amizades e afeições.

Um espírito pode ainda não querer se comprometer num relacionamento conjugal, preferindo se dedicar por inteiro ao trabalho e aos estudos.

Os espíritos podem progredir tanto no mundo físico quanto no extrafísico, é por esta razão que ao longo de nossa jornada imortal, algumas afinidades vão deixando de existir, dando lugar a outras mais elevadas.

Por fim, a lei das Reencarnações Sucessivas ora nos impulsiona a reencarnarmos como pais, filhos, irmãos, cônjuges, amigos, credores etc. Seja como for, os laços do verdadeiro amor nunca serão rompidos, porque a maior força de atração para o progresso universal é o Amor. Não foi por outro motivo que Jesus nos recomendou: “Amem a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmos”.

O intervalo entre uma encarnação e outra é variável, podendo ser mais ou menos longo, algo fundamental para a construção e manutenção dos relacionamentos no plano espiritual.

Para uma maior compreensão deste e de outros fascinantes assuntos inerentes à vida espiritual, sugiro a leitura atenta das obras do espírito André Luiz , da lavra mediúnica de Chico Xavier, editadas pela Federação Espírita Brasileira FEB, e dos livros do espírito Inácio Ferreira, ditados ao médium ainda em plena atividade Carlos A. Baccelli, Editora LEEPP.