Por que eu

Todos nós já sabemos que o bullying causa danos psicológicos às suas vítimas e não podemos mais dizer que é apenas uma brincadeira normal de jovem. Como calcular os danos causados a alguém que é constantemente perseguido, rejeitado, humilhado e agredido? Apenas as vítimas podem dizer o quanto o bullying lhes deixou marcas indeléveis. E, com certeza, há uma pergunta que muitas vítimas desta prática inominável já devem ter se feito: por que eu? Por que me escolheram para alvo de piadas cruéis, brincadeiras infames e agressões covardes? Alguém consegue responder a tal pergunta? Existe alguma resposta razoável para ela?

O que é, para uma criança ou para um adolescente, ser o escolhido para ser excluído ou ser alvo de chacota, apelidos, brincadeiras e até mesmo agressões verbais ou físicas? Isso quando não é perseguido ou perseguida no ambiente virtual, o que configura o chamado cyberbullying. É quase certo que essa criança ou adolescente irá se perguntar: por que comigo? O que eu fiz de errado? Por que todos me odeiam? Além da dor de ser intimidado(a) por um ou mais colegas de turma, a pessoa alvo de crueldades e chacotas tem de lidar com a angústia de ver que quase ninguém se interessa. Ver pessoas que passam, não se interessam, fingem que não olham e até se divertem ao vê-la sendo perseguida e agredida causa uma dor indefinível. Não dá para medir a dor que se sente ao perceber que ninguém se importa em ajudar. É como se ela fosse insignificante, não importasse. E, acima de toda essa dor por ser humilhada constantemente sem que qualquer pessoa venha em seu socorro, vem a dúvida angustiante: por que eu? Há algo de errado comigo?

A pessoa alvo de agressões certamente espera encontrar na escola um ambiente onde não somente aprenderá, mas também encontrará amigos. O que é, para ela, sentir que a escola, ao contrário das suas expectativas, é um lugar de perseguições injustas e solidão? E ela com certeza se perguntará por que a escolheram para maltratar, afinal as agressões costumam começar do nada, sem que ela tenha dado motivo. Ou então o motivo pode ser por causa do peso, altura, religião que ela segue ou até por ela ser mais quieta ou tirar boas notas, entre tantas outras. Houve o caso de uma menina que sofreu bullying justamente por ser bonita. Como vemos, os agressores tentarão usar de qualquer justificativa absurda para perseguir alguém. E a pessoa alvo de tanta covardia terminará por desenvolver problemas como ansiedade, depressão, sentimentos de inadequação e complexo de rejeição porque fica parecendo que se a perseguem, é porque o problema está nela, há algo de errado com ela que faz com que não gostem dela e por isso mesmo a excluam de seu convívio. No final, fica como se a culpa fosse dela por ser como é ou por causa de alguma característica que possui. E é como se os que a agridem não tivessem nenhuma culpa por sua covardia e crueldade. E isso certamente a levará a se perguntar por que a escolheram para maltratá-la.