Contra o preconceito

Você acredita em Deus? Se sim, responda a uma pergunta: faz sentido ter preconceito? Por que Deus criaria uns seres inferiores aos outros? Por que acreditar que mulheres, negros, índios, pobres e tantos outros são naturalmente inferiores? Isso não significaria então que Deus cometeu erros em Seu processo de criar a humanidade, já que Ele teria criado uns inferiores aos outros? Parece justo e correto isso? Se tudo que Deus faz é perfeito, não parece estranho que Ele tenha feito as mulheres, índios, negros, etc, naturalmente inferiores? Não é algo sobre o qual deveríamos refletir?

E devemos mesmo refletir, pois é justamente pelo fato de existir preconceito que temos problemas como injúria racial, cultura do estupro, crimes de ódio, bullying, etc. Foi por causa do preconceito que ocorreram guerras religiosas, Inquisição, guerras étnicas e muitos genocídios que mancham a história da humanidade. Como esquecer os horrores do Holocausto? E agora, podemos fechar os olhos ao ver a tragédia dos yanomami? Não podemos, mas há quem, por ter preconceito, não se importe e até insinue que índio nem mesmo é gente e não serve para nada. Assim, podemos ver como o preconceito é perigoso e nos leva a dizer e fazer coisas monstruosas. Dessa forma, não podemos ser tolerantes com o preconceito, porque ele é uma erva daninha e nefasta e deve ser combatido de todas as maneiras.