AÇÕES COLETIVAS DE VIOLÊNCIA JAMAIS FORAM REVOLUÇÕES
Quando parcela de uma sociedade humana parte para atos de destruição planejados e insuflados e financiados por grupos ideologizados de forma torpe por grupos que buscam privilégios e consequente busca de poder por grupos que não buscam contemplar o conjunto de uma nação e sim manter corporações e suas vantagens e Privilégios econômicos, isso não é uma "revolta popular" muito menos " revolução".
Revoluções podem até fracassar ou errar, porém sempre buscam mudanças culturais que visam beneficiar o conjunto de uma nação ou sociedade e jamais terão em seu bojo preconceito com negros, mulheres,índios ou pobres...
Nesse sentido, ao longo de quase meio século observando, participando de lutas sociais e estudando questões sociais e históricas o que vi em Brasília no dia 08 de janeiro não é revolta popular ou de : Tentativa de revolução e sim a tentativa de um golpe político extremamente violento e grave , visando a manutenção plena do poder político de um determinado grupo e interferência visando afastar juízes do Supremo e moldar a estrutura dos três poderes e violar a Constituição vigente no Brasil, Inclusive invalidando atos do TSE e afastando desafetos pessoais de grupos, caso clássicos foi o Ministro Alexandre alcunhado de Xandão mas redes sociais e alvo de ataques verborrágicos e até ameaças de execução. Inclusive em muitos cartazes expostos em portas de Quartéis de forma absurda e ridícula.
Se houvesse de fato uma Revolta popular e revolução do povo, visando construir um Estado mais justo haveria uma mobilização das classes de fato oprimidas e discriminadas no Brasil, não foi o caso.
Todos viram que era o objetivo de poder de um grupo que passou anunciando intervenção e até tentando convencer militares e generais a abraçar essa causa exdrúxula e a destruição do Estado Democrático vigente, apesar de todas as dificuldades e problemas que devem ser trabalhadas e resolvidas , inclusive o aperfeiçoamento das políticas públicas, Sociais e econômicas.
Muitos envolvidos no quebra quebra de Brasília no dia 08, percebem e confessam já publicamente que nem tinham noção das razões que os levaram a invadir, destruir patrimônio Público e até agredir policiais e servidores públicos que tentaram cumprir suas obrigações e manter a integridade de bens públicos.
A sorte é que foi num dia em autoridades públicas e servidores que trabalham nos locais invadidos e atacados brutalmente não estavam no local ou teríamos um verdadeiro banho de sangue de consequências imprevisíveis, de parabéns estão os grupos políticos e partidos que pensam diferente da extrema direita que ficaram em posição de manter a paz e evitar confrontos físicos ou até armados.