Viva imediatamente

Às vezes vivemos em função de um futuro que esperamos que chegue ou esperamos que aconteça. E não vivemos o agora. Às vezes escolhemos não seguir por determinados caminhos por medo do que dirão a nós. Em outros momentos postergamos a nossa viagem pela vida achando que no amanhã surgirá uma possibilidade nova que, por já termos decidido por outra, não poderemos escolher. E ficamos paralisados. Aprisionados. Acorrentados pela ideia de um futuro que pode ou não acontecer porque, como disse Sêneca, “todo futuro está na incerteza: viva imediatamente”.

Não podemos dizer com certeza o que dirão ou como reagirão às nossas escolhas na vida. Talvez as pessoas nos surpreendam com sua indiferença em relação ao nosso caminho, talvez nem notem, ou talvez nos discriminem pela vida autêntica que decidimos viver, no entanto, sem esperar por isso, somos nós os que, revestidos de indiferença, poderemos surpreender a nós mesmos quando percebemos que aquelas opiniões, aquelas condenações, aquelas oposições pouco valeram diante do tamanho da felicidade que sentimos por termos feito a escolha de sermos autores das nossas próprias vidas. Não dá para prever o futuro. Não dá para interrompermos a nossa caminhada por medo de como serão as reações e os olhares. Não podemos prever nada disso. Mas podemos ter a certeza de que, em algum lugar, pelo menos uma pessoa olhará no mais íntimo de nossos olhos e nos parabenizará pela coragem de viver nossa vida. Será a pessoa que importa!

E quanto às outras tantas possibilidades da vida, devemos nos conscientizar e acostumar com a ideia de que cada escolha significa inúmeras renúncias. É aquele velho, conhecido e costumeiro exemplo. Você vai à sorveteria. Depara-se com dez opções de sorvetes. No entanto, a regra é que só pode escolher um. Nada de misturar. Você escolhe o preferido, aquele de chocolate com cobertura crocante. E acaba dando às costas para todos os outros sabores, cada um com suas particularidades deliciosas. Mas, caso fique remoendo isso, caso fique questionando a si mesmo como poderia ter sido se tivesse escolhido outra das opções disponíveis, não vai conseguir aproveitar aquele de chocolate com cobertura crocante. Não vai saborear de verdade aquilo que naquele momento lhe foi possível ter.

Percebe o que quero dizer? Na vida, em diferentes momentos, precisaremos escolher. E essa escolha vai nos confrontar com o fato de que estaremos “rejeitando” as outras possibilidades. Mas se ficarmos preocupados com isso, martirizando-nos com tantas suposições sobre como poderia ter sido, não aproveitaremos as potencialidades daquilo que temos nas mãos. Não floresceremos. Não cresceremos. Não nos enriqueceremos através daquela experiência que naquele instante nos foi oferecida. Deixamos de viver preocupados com coisas que poderiam ser (mas que não são).

Daí o conselho se torna válido. Será sempre uma incerteza saber qual será a reação das pessoas. Assim como sempre viveremos na incerteza se ficarmos remoendo sobre outras escolhas que poderíamos ter feito. Mas a vida não está nessas coisas. A vida não acontece na incerteza. A vida é o que é. Agora. Nesse momento. Imediatamente! Não a desperdice com incógnitas cujas respostas nada mudaria em sua realidade. Aproveite a oportunidade de fazer do presente o seu presente!

(Texto de @Amilton.Jnior)