Temos que ser quem somos

Com certeza todos nós já passamos por momentos nos quais desejaríamos ser outra pessoa. Isso faz com que muitas vezes nos comparemos a fulano ou a sicrano pensando que aquela pessoa é mais bonita, inteligente ou satisfeita com a vida que tem. Entretanto, se nos dermos ao trabalho de investigar a fundo a vida de outra pessoa logo veremos que ninguém está inteiramente satisfeito consigo mesmo. Quem já não desejou ser mais magro, alto, ter mais dinheiro ou alguma habilidade? Às vezes, vemos aquela pessoa fazer bem algo e adoraríamos ter uma habilidade que ela possui. Como podemos concluir, compararmo-nos aos outros poderá nos levar a um sentimento de inadequação e a uma baixa autoestima e quem garante que aquela pessoa que invejamos por possuir qualidades que não temos também não tem baixa autoestima ou insatisfação com a própria vida? Quando nos dispomos a conhecer melhor alguém, logo vemos que ninguém tem uma vida perfeita. Sempre falta algo que se quer melhorar ou mudar profundamente.

Além disso, embora tenhamos de admitir que podemos mudar, não podemos nos transformar em outra pessoa. Neste caso, querer não é poder. Pode-se por exemplo, através de dieta e exercícios, ter um peso saudável e um corpo bem-conformado, mas não se pode mudar o biótipo. Uma mulher pequena jamais parecerá com uma Gisele Bündchen e alguém cuja genética seja magra nunca conseguirá ter o físico de um fisiculturista. E com certeza alguém que não é bom em números não pode esperar se tornar um astrofísico. Assim, por que ficar lamentando o que não somos ou temos? Deveríamos valorizar aquilo que somos e os talentos e aptidões que possuímos pois a vida é breve demais para perdermos tempo pensando naquilo que gostaríamos de ter, no biótipo que sonhávamos possuir e no que não somos. Pode ser que uma pessoa seja ótima em redação mas seja péssima em matemática. O que essa pessoa deve fazer então? Passar a vida se lamentando por não ser boa com números? Ou valorizar e aproveitar o talento que tem?

Temos de ser quem somos. Não existem pessoas melhores do que as outras e ninguém é completo. Não podemos ser bons em tudo nem ter tudo. Então, tratemos de dar valor a quem somos, aos talentos que possuímos e veremos como somos muito mais do que até então pensávamos. Compararmo-nos aos outros nunca nos fará felizes pois só fará com que nos sintamos inadequados e insuficientes.