Novamente, por que o livre arbítrio não existe?

Porque todo pensamento ou julgamento está previamente condicionado ou direcionado por um viés, uma tendência ou perspectiva. Se não é possível pensar ou julgar sem ter nada como base e que inevitavelmente condicione ou direcione a ação. Por isso que todo pensamento ou julgamento é tendencioso. Isso inclui a própria racionalidade, por ser uma espécie de viés do anti-viés. Portanto, o livre arbítrio, tal como está conceituado, não existe ou não é possível de existir. Porém, as capacidades humanas de ponderação, de pensamento lógico-racional, de auto avaliação e de mudança consciente de comportamento, mesmo se individualmente variáveis e limitadas, existem. Eu até propus pela substituição do termo "livre arbítrio" para "potencial de julgamento (complexo) reflexivo", por achá-lo mais condizente com o que realmente está ao nosso alcance em termos de comportamento racional.

Mais um Thiago
Enviado por Mais um Thiago em 28/01/2023
Código do texto: T7705828
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.