Recomeço

De acordo com o dicionário Michaelis, recomeço significa "ato ou efeito de recomeçar; ato ou efeito de começar novamente; reinício". Se você parar para pensar, a cada amanhecer recomeçamos a nossa vida, é uma oportunidade novinha de fazer as coisas diferentes e tentar tornar a nossa existência melhor, mais leve.

 

Os recomeços não são garantias de uma vida mais fácil e feliz. Para muitos recomeços existirem, precisamos abrir mão de algumas coisas e situações, definir prioridades e o que esperamos conseguir com elas. Temos que deixar para trás o que já não faz mais sentido e entender que isso poderá ferir algumas pessoas.

 

Infelizmente, recomeçar também é machucar. É impossível recomeçar sem deixar feridos, independente da situação, sempre alguém saíra ressentido. Afinal, não dá para agradar a todos, né?

 

Mas você já parou para pensar em quantos recomeços teve ao longo da vida? Quais recomeços foram responsáveis por mudá-la completamente? Eu não, até hoje nunca tinha parado para pensar sobre isso, mas sei, com certeza, que a todo instante tenho recomeços, muitos deles são inconscientes, outros são planejados, em alguns eu me saboto, em outros sei que darão errado - mas ainda assim insisto neles por teimosia. 

 

Por muito tempo, parando agora para analisar, deixei esses recomeços acontecerem inconscientemente, direcionados pelas vontades das pessoas à minha volta. Sabe quando você não vê mais sentido em nada, só deixa a vida te levar? Quando você está tão cansada de tudo e de todos que nem se importa com o resultado final das situações? Então, eu passei muito tempo da minha vida exatamente assim, só existindo e me deixando ser direcionada pelas escolhas e vontades alheias.

 

Para ser justa, não sabia nem o que eu queria da vida, só sabia que estava exausta de tudo, inclusive de tomar decisões por mim mesma (na verdade, só conquistei esse 'poder' recentemente, mas essa história fica para outro dia), então era mais fácil deixar que me direcionassem.

 

Entretanto, uma hora acordamos para a vida, né? Surge algo ou alguém que nos motiva a pensar por nós mesmas, a nos colocar em primeiro lugar e a tomar nossas próprias decisões, independente de quem irá machucar. Não que seja um desejo machucar alguém, mas infelizmente, isso é inevitável. Nossas escolhas sempre terão três possíveis resultados: alguém sairá machucado, você sairá machucado, ou ambos sairão machucados. Óbvio que o cenário ideal seria ninguém se machucar, mas a vida não é justa... Precisamos aprender a nos priorizar (claro, sempre evitando ferir quem nos cerca propositalmente) e a entender que se não formos a nossa própria prioridade, não seremos a de ninguém.

 

Tomar consciência dos recomeços que temos, nos faz amadurecer e sermos mais cuidadosos com eles, afinal, uma decisão errada é capaz de mudar toda uma vida. Espero que você aproveite a oportunidade que surge a cada amanhecer e tenha os recomeços mais plenos e felizes que pode haver. Saiba que você não é o culpado por quem se machuca durante o percurso, sabe por quê? Esqueci de dizer que essas pessoas que saem machucadas com os nossos recomeços - quando somos conscientes e responsáveis com as nossas escolhas -, são pessoas que criaram expectativas irreais sobre a sua vida, planos e sonhos que você não escolheu ou não respeitaram suas decisões. Seja feliz sem culpa.

Karoliny Mesquita
Enviado por Karoliny Mesquita em 27/01/2023
Reeditado em 11/02/2023
Código do texto: T7705463
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.