Adversidades da vida

Esses dias estava conversando com uma pessoa, ela me fazendo diversos questionamentos. Parei e refleti a respeito, cheguei a seguinte conclusão:

Passamos por vários situações adversas, para podermos ajudar outras pessoas.

É muito fácil, eu te falar " tudo vai passar", "insista, não desista", "Deus vai te dar a vitória". Ou até mesmo criticar, julgar suas atitudes, ou a falta delas, quando eu não senti na minha própria pele a sua dor. Quando nunca passei pela mesma situação que você...

Até as minhas palavras de ânimo, podem não te animar tanto assim, por que não alcanço a dimensão da tua dor.

Mas, quando passamos pelo mesmo problema, pela mesma dor, a mesma situação, as palavras ditas, serão certeiras, entrarão como um bálsamo no seu coração. Porque a minha pele doeu como a sua, a minha alma deu gemidos parecidos com os seus, o grito preso e sufocado na garganta, eu já conheço e sei como fazer esse nó, se desfazer.

É diferente quando se tem a mesma experiência. Você não vai julgar a dor do outro, porque já doeu em você também. O seu estender de mão é diferente, suas palavras tem mais significados.

Quando não temos experiências, por mais que tentemos nos colocarmos no lugar do outro e sentir a sua dor, não sentiremos a extensão toda dela. Podemos tentar ajudar, por aquilo que conseguimos imaginar, mas não saberemos o quanto dói, como dói, como ele faz para se manter em pé, o quanto de força ele faz todos os dias, para poder dizer no final do dia, venci.

Não temos o direito de minimizar o que outra pessoa está passando, se não passamos pelo mesmo. Ainda que tenhamos passado, temos que lembrar que cada pessoa é diferente. Uma situação pode rasgar uma pessoa por dentro, enquanto outra, não demonstrou tanto, ou aparentemente conseguiu resolver tudo facilmente. Mas em ambos situações, quem sentiu mais, ou menos sabe como é estar na pele do outro.

Nessa reflexão concluí, que passamos por certas adversidades, para não esquecermos que somos humanos, para lembrarmos de estender a mão ao nosso próximo, para termos mais empatia e amor.

_ Rê Ferry