Nota sobre o socialismo e comunismo

Hoje está na moda chamar as pessoas de “comunista”, mesmo sem saber de fato o que é ser comunista.

Há um fato, socialismo não é o mesmo que comunismo, são coisas diferentes, em momentos diferentes e históricos.

Não é qualquer pessoa que possa ser chamada de comunista, para tal ela precisa conhecer a fundo esse movimento, não é usando uma camisa do Che, do Fidel ou com uma foice e martelo que fará da pessoa um comunista, talvez ela nem esteja preparada para isso.

Mesmo se a pessoa se considerar de esquerda não quer dizer que ela seja comunista, ser a favor de uma educação para todos e gratuita, de um sistema de saúde para todos e gratuito, segurança, lazer, moradia, isso não faz de você um comunista.

O socialismo, bem resumidamente, tem todos os elementos acima citados, entre outros, mas em uma sociedade democrática, que não tenha viés socialista, as mesmas benesses podem existir, e o país não será socialista e muito menos comunista por causa disso.

Nunca existiu um país comunista de fato, há sim países com experiências socialistas que não chegaram a atingir o propósito comunista.

Portanto, nenhum país se torna socialista do dia para noite e muito menos comunista, é uma transformação histórica e necessita de tempo.