Teoria para um suposto ateísmo oculto em Jesus

Penso que os indivíduos (alguns raros indivíduos) que não vêem sentido na sua existência são os que mais realizam o ideal de Jesus. Muitos dos que se intitulam ateus são mais cristão do que os próprios cristãos. Por faltar a finalidade pela qual possam viver estendem sua existência a benefício dos outros como um meio de aliviar a falta de sentido para sua dor de existir. É um meio de autoconservação. Jesus, para além dos seus símbolos, poderia ter sido guiado por esse instinto. Aqui não há culpa ou recompensa. O amor é a última palavra, o amor como última possibilidade de vida. Aquele que perdeu todo o apego pela existência não lhe resta mais nada além de se doar para os outros. O desapego ao reino material leva o corpo a uma hipersensibilidade onde o confronto, o defender-se (supondo que quem confronta e defende apenas o faz em vista do materialismo) são sentidos com profunda dor, uma dor sem sentido num mundo onde tudo é vão. Essa lógica levada ao extremo só pode acabar em martírio. Eis o que poderia ter ocorrido ao nazareno...

Sem as pessoas pelas quais estes possam se sentir necessários, o suicídio é uma lógica de vida muito bem-vinda. E esse é caso na maioria das vezes...

Fiódor
Enviado por Fiódor em 10/01/2023
Código do texto: T7691310
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.