Recomeço

A vida, mais uma vez, prossegue. E recomeça. Aliás a vida é sempre assim, não é verdade? Um fluxo ininterrupto. Um ciclo que se abre ao mesmo tempo em que se fecha. Talvez nós, em algum momento da nossa história, seremos interrompidos diante da vida. Chegaremos ao nosso destino. Nosso lugar. Mas ela, sendo tão independente de nós, tão dona de si própria, tão liberta da nossa vontade, não se interromperá conosco, continuará passando por tantos outros que vierem depois de nós. Porque um dos tantos segredos da vida é esse. Ela passa. E passa por todos. Passamos por ela. E quando deixamos de passar, é porque chegamos ao destino.

E nesse recomeço da vida, quando damos início a um novo ano que faz o calendário retornar ao mês de janeiro, quero propor a você que pense um pouco sobre esse fluxo constante da vida. E se questione. Está passando pela existência? Ou será que ele simplesmente está seguindo seu curso, como um rio que corre até se encontrar com o mar, sem que você esteja conectado a ela? Consegue sentir as experiências do estar vivo? Consegue ver sentido no passar do tempo? Consegue perceber que um pouco de si é deixado enquanto um pouco da vida mistura-se a você? Ou será que as coisas estão no automático? Ou será que o seu comportamento é como de um ser vivo que simplesmente reage aos estímulos? Você está, verdadeiramente, passando pela vida?

Nesse recomeço, repense a sua caminhada. Não seja apenas mais um dentre bilhões de outros uns. Não. Não é um encorajamento para que você trilhe por caminhos árduos demais naquela busca ilusória de ser melhor do que todos e se destacar dentre a multidão servindo como um exemplo, um guru, um influenciador. Não. Não é isso. É no sentido de desperdiçar essa oportunidade que lhe foi dada como tantos outros a desperdiçam: sem viver com autenticidade, criatividade, abertura e disponibilidade!

Para esse recomeço, adote uma postura de aceitação. Quem é você? Parta rumo a esse encontro. Por vezes somos distanciados de quem somos, da nossa identidade, chegamos a nos esquecer dos nossos sonhos! E acabamos levados a uma vida sem sentido. Vazia de nós. Agora é o momento de parar e respirar. Reconecte-se consigo mesmo. Procure pela autenticidade. Busque viver o mais próximo possível daquilo que verdadeiramente tem algum significado para você.

E nesse processo, seja criativo! Invente a roda. Não para impressionar o mundo. Não para que o olhem como um ser de luz que trouxe iluminação à humanidade. A proposta é que, sendo criativo, mesmo que com simplicidade, você consiga construir a própria história livre dos ditados alheios, das opiniões de terceiros, das expectativas que não foram criadas por você. Use a criatividade. E escreva sua própria história!

Mas tenha abertura. Faça trocas. Conheça o outro. A sua história. O seu jeito de viver. Quando notar o diferente, não se enrijeça, não limite sua fronteira, não encare o desconhecido como ameaçador. Veja o novo como oportunidade de crescimento. A novidade pode ajudar na sua criatividade que pode ajudar na sua autenticidade! Amplie seus horizontes. Abra um pouco as alfândegas. Permita que o novo entre e o transforme! Na vida há muitas novidades. Nem todas você precisará assimilar. Como nem todas deverá afastar. Olhe para dentro. O que lhe falta? É disso que precisa. O que já tem? Deixe para outro. Do que não precisa? Seja gentil e recuse. Conheça-se para saber quando entrar em contato com as oportunidades de desenvolvimento.

Sobretudo, esteja disponível. Coloque o rosto no mundo. Mostre-se. Não se esconda. Não se envergonhe de si mesmo. Não pense que o outro está aí apenas para criticá-lo ou condená-lo. É claro, existem pessoas ressentidas consigo mesmas que acabam projetando sua indignação em quem nada tem a ver com suas dores. Mas há tantas outras que só precisam de alguém disposto a ouvi-las e percebê-las para que levem um pouco de frescor e refrigério. Estando disponível, fica mais fácil estar aberto. Com abertura, o desconhecido se tornará conhecido. O bom conhecido, um dia desconhecido, agora incorporada à sua existência, auxiliará na sua criação. Uma criação que lhe permita ser o mais verdadeiro possível com sua própria experiência.

Nesse recomeço permita-se à vida! Ela vai passar. Nunca se esqueça disso. Nunca perca de vista que a vida é impermanente. Ou talvez ela seja eterna. Eterna porque continuará mesmo que não continuemos. Então nós somos impermanentes. Portanto, não se enrijeça diante das possibilidades. Você é um ser em constante vir a ser. Que sua impermanência o inspire a não se apegar. Que a sua impermanência o alerte para a necessidade de passar. Passe pela vida!

(Texto de @Amilton.Jnior)