A Lua Cheia de Luminosidade Solar

Nessa 6ª. feira 6.1.2023 - dia oficial dos Três Reis Magos na tradição da religião cristã, são os personagens que teriam visitado Jesus logo após o seu nascimento, trazendo-lhe três presentes (ouro, incenso e mirra). Época que não existia separação entre a Astrologia e a Astronomia, pois segundo consta, os Magos viram uma estrela no céu e foram guiados por ela até a região onde nascera Jesus, dito o Cristo.

Hoje, no céu da Terra, o satélite natural que conhecemos como Lua. Que vem da sua fase quarto crescente em Áries de elemento fogo –> signo de qualidade Cardinal - das inciativas, dos inícios... segue para fase Cheia em Câncer de elemento água –> signo também cardinal – de nutrição emocional, das raízes profundas, da base, e que é regido pela Lua.

Esta mudança de ciclo se dá no grau 16º e 21 min. de Câncer. Neste movimento Cheio a Lua recebe a luminosidade mais intensa do Sol, e é assim que o seu tom Prata ilumina o Céu da Terra.

Fase Lua Cheia, também chamada de Lunação no eixo Câncer & Capricórnio – Signo de elemento Terra estrutural-construtor, regido por Saturno o Mestre do Tempo, de regras e dos padrões astrológicos básicos, já que a Astrologia estuda os movimentos dos astros e sua inter-correspondência com a vida e os acontecimentos humanos.

Como os Astros tem movimentos cíclicos, obedecem a um rígido escalonamento do Tempo, Saturno, o Mestre CRONO, é o comando autoridade.

Com a Astrologia aprendemos que nada acontece no Céu e na Terra sem a perfeita ordem do Tempo. Assim tudo tem tempo marcado para iniciar, para acontecer e para findar. Tudo tem o seu exato momento, que não pode ser adiantado nem adiado. Pensar no tempo dos acontecimentos envolve entendimento profundo, envolve aceitar a condição de conceito Saturnino.

A primeira Lua Cheia do ano no signo em Câncer oposta ao Sol em Capricórnio é um bom ciclo para ressignificar os compromissos construtivos nesse início de 2023, no agora! Para que no futuro; seja no próximo segundo, minuto, hora, semana, mês, ou o próximo ano, 2024, possamos viver mais conscientes do todo que há ao nosso redor, na imensa esfera Terra.

Que possamos no agora, refletir com discernimento o que queremos construir individualmente para o coletivo – pois “ser humano” é a base para elaboração de experiência de vida melhores aqui, no agora, na condição matéria-espírito.

A Lua simboliza mais que vínculo de família de origem, representa vínculo de família Universal – o todo que habita em cada um de nós - humanidade.

Sim a Lua trata do passado, das lembranças, de situações e acontecimentos acumulados em cada um de nós, no decorrer da nossa existência na Terra. Num âmbito de sentindo maior maternal, de propósito-exemplo, para novas gerações que habitarão na Terra.

Faz sentido para você sentir mais do que pensar? Qual o seu lugar nesse contexto?

Neste ciclo de Lua Cheia em Câncer, temos também a companhia de Quíron (que lembra uma chave) e o Sol (a grande estrela), que juntos trazem aspecto de cura. Muitos sentirão vontade de recolhimento, de cuidado consigo mesmo, de refletir sobre o trajeto percorrido até aqui 6.1.2023, de perceber o fluxo do tempo - o antes, no agora e o depois...

Meditar sobre o que eu quero para mim e para o Mundo!

O ciclo passado, o ciclo atual e o ciclo futuro... na vida individual e no coletivo, pois tudo que eu (indivíduo), penso, sinto, desejo, tenho vontade, decido e realizo impacta nos outros, no coletivo.

Essa fase Lunar convida olhar para situações e lembranças do passado com sentido de transformação (assuntos de Escorpião Marte-Plutão). Chama para cuidar de si com amor, mas sem esquecer dos outros que fazem parte do mesmo plano humano, e assim, com mais consciência do todo, aprendemos a conduzir o sentir e as emoções, (temas de Lua em Câncer), que modelam o comportamental, que mostra mesmo sem o nosso querer, o que temos para dar e o que aceitamos receber. Se somos bem nutridos ou não, e se nutrimos nas trocas, nas relações humanas.

Momento propício para deixar sentir até as águas interiores, visitar as bases íntimas e profundas nesta fase de Lua Cheia em Câncer. Para depois ressurgir e seguir em frente transformado, e renovado, para então adentrar e completar outros ciclos de realizações.

Se faz sentido, pergunte a si mesmo, o que eu quero viver com nutrição?

Neste ciclo lunação de Câncer - Capricórnio temos também Mercúrio que representa o existir no mundo, nosso modo de pensar e comunicar. Mercúrio em movimento retrogrado em Capricórnio, numa conversa boa com Urano, propõe rever padrões de ideias partidas que não funcionam mais, rever a direção, caminhar por caminhos, mais inovadores. Dar atenção à intuição - escutar afinada(mente) e sublimar os aspectos do aprendizado vida no dia a dia. Experimentar a Astrologia evolutiva na prática!

O Sol em Capricórnio numa conversa boa com Urano e Plutão, abre para rompimentos de travas que impedem transformações, a fim de ressiginificar o modo engessado de existir, sentir mais do que pensar para mudança de padrões acontecerem na real.

Aproveitar essas energias para sair de limitações e crenças que carregamos aqui – no baixo Terra – no dia a dia – no plano da vida terrestre.

Júpiter em Áries se une nessa conversa com Vênus em Aquário para expandir a visão, para um novo horizonte, ver, agir e ir além do agora, rumo ao futuro próximo e mais promissor, que depende de cada um de nós. Vênus em Aquário convida romper padrões enraizados ou ultrapassados que não cabe mais manter.

Toda essa energia oferecida para melhor elaborar o sentido dos acontecimentos passados – para viver o novo com consciência de coletividade (assuntos de Aquário).

Bora prestar atenção aos sinais intuitivos de Netuno em Peixes e sintonizar no caminho da nossa tribo de alma, para viver as mais sublimes aventuras, no agora!

*Astrologia Estudo PoétiCo nas Terapias

Cássia Nascimento
Enviado por Cássia Nascimento em 06/01/2023
Reeditado em 06/01/2023
Código do texto: T7688484
Classificação de conteúdo: seguro