20.10.2019 - Brasil, tatuado a Óleo

 

... e chegamos ao ápice de ter que festejar os êxitos dos vizinhos e não os nossos. Nossa inveja não é branca... Ela é preta, parda e simpatizante. O país de: Glauber Rocha, Zé do Caixão, Chico Buarque, Chico Anysio, Rita Lee, Elis Regina, Maysa, Irmã Dulce, Vera Verão Didi e Pelé… O país de: Caetano Veloso (Caetanadas, Caetanices) Gilberto Gil, Regina Casé, Tião Macalé, Regina Duarte (OPA, essa aí não); Todos da Bossa Nova, Jorge Mautner, Tom Zé, Tom Jobim e o eterno JOÃO... Raulzito, Titãs, Paralamas, Mutantes, Ney Matogrosso, Fernanda Montenegro, Regina Casé, Cazuza, Hebe Camargo e o Barão… Barão… Barão… Representação de alienígenas que povoaram o chão indígena.

 

... Convivência numa boa, (boa?) sincretismos de Itapuã até o Bonfim. Lapa (que toda cidade tem) Acarajé com Hot-dogs; Bolinho de Estudante mais conhecido como “BRONHA”, em Salvador... Chiclete com Banana. Que é banda e comida. Frente ao drama das guerras e ditadura, as pinturas de Rorschach foram substituídas por máscaras carnavalescas, Bumba’s Meu Boi, Baiões e Forrós. Tudo o que há de MELHOR lá em OLINDA ou ONDINA. Timbalada pintada nos rostos, cotovelos, peitinhos e peitões… Mas hoje… E Hoje…? Quem somos nós HOJE?

 

... macaquinhos multicoloridos correndo atrás dos GALHOS DO ENTRETENIMENTO.

 

Pois, quem sabe se divertir? Diante de tanta dor... ? É quem tem criatividade. Nada mais nos emociona direito hoje em dia... Nada nos felicita, nada nos FACILITA, nada nos reverencia como se deveria... não há mais respeito aos canarinhos e nossos deuses que abraçavam as nossas santas em festanças de amor. 'We can't get no...SATISFACTION!". Chegamos ao ápice de festejar os êxitos dos vizinhos. E nossa inveja não é branca… Ela é verde de floresta e ela têm a cor de mar. Cor das lágrimas de Iemanjá.

 

Inveja com cheiro de óleo, folha queimada ... e carne de gente pobre.

Henrique Britto
Enviado por Henrique Britto em 04/01/2023
Código do texto: T7686960
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2023. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.