Lucidez

Fiquei pensando em qual momento de lúcidez nos damos conta de que a vida, a vida mais palpável e presente, se faz quando eu me sinto nela.

E em qual momento percebo que as crises me implodiram e me explodiram, jogando cacos de quem eu sou pela existência...

Fiquei pensando em quando foi que me senti confortável em ser adulta, em envelhecer.

Em quando foi que apreciei a magnitude de sentir o que é envelhecer.

A companhia de se ter em um cafe da manhã, ou numa tarde naquela cafeteria que sempre quis ir.

A liberdade de estar no seu próprio corpo e a incrível sensação de gostar disso.

Fiquei pensando em como é potente ser mulher num mundo em que nos destrói,

Acolhendo nossos ferimentos e violências.

Fiquei pensando nos golpes levados e rasteiras que nossa própria mente produz.

Nas incontáveis vezes em que a sociedade do cansaço ganha.

Pensei nas muitas vezes em que a minha humanidade ganhou,

Onde pude enxergar vida, depois de dias escuros e mortos.

Em que pude aceitar estar em uma pele que pode receber amor e afetos bons.

Estava pensando...

Em como um dia, se tudo der certo, vou ser velha, com rugas que marcarão uma vida.

Engraçado, hoje eu quero chegar até lá, mas antes disso, eu quero estar aqui agora.

Por isso fiquei aqui pensando, enquanto observo meus sobrinhos pulando, meu cansaço mental que só uma pessoa introvertida entende, o quanto existe vida nos sorrisos deles, nos afetos familiares, nos sorrisos contidos e olhos lacrimejantes de um encontro caloroso entre os adultos e nos abraços sinceros das crianças.

Talvez passar pela vida seja ter sempre os dois juntos conosco,

O brincar da criança e o afeto pra dar de um adulto.

Talvez nesses instantes de lúcidez que a vida se torna palpável, tão real quanto uma rocha que esta fincada na praia e tão potente, vulnerável e efêmero quanto as ondas que nela batem e se dissipam no mar abundante da existência.

Talvez exstir de verdade requer encarar toda essa abundância de detalhes, que se torna tão branda e delicada, a cada linhar de tempo que passamos vivos por aqui.