Para que você seja feliz!

“Para que você seja feliz.”

Um texto Elaborado em 1984

Pela Equipe de Catequese da Diocese de Tubarão Santa Catarina. Composta por.

Pe. Juventino Kestering

Pe. Daniel Sprícigo

Pe. Celso B. Rohling

Ir. Natália Feldhaus

Ir. Vanilda Schüiter.

E a equipe acima mencionada apresenta o seguinte.

“É preciso que cada um se esforce para que tenha uma personalidade autêntica. Ter uma personalidade autêntica significa ser sincero consigo mesmo e com os outros.

A pessoa autêntica tem a mesma cara, perto ou longe de nós. Personalidade não é a mesma coisa que temperamento. A personalidade a gente adquire e o temperamento nasce com a gente.

400 anos antes de Cristo, o brilhante médico grego Hipócrates descobriu os 4 temperamentos básicos do homem.

SANGÜINIO: é cordial, eufórico, vigoroso. Muito receptivo, age sempre pelos sentimentos. Tem sempre muitos amigos. Gosta do convívio social e detesta a solidão. É muito extrovertido.

COLÉRICO: vivaz, ativo, prático, auto-suficiente, e muito independente. Decidido e teimoso. Muito ativo. Os problemas têm o dom de encorajá-lo. Muito oportunista. Não gosta de profundidade e aprecia a praticidade. Tem muita tendência à dominação e à tirania.

MELANCÓLICO: é analítico, abnegado, bem dotado. Tem muito gosto pelas artes, músicas. Introvertido por natureza. Não tem facilidade de fazer amigos. Muito perfeccionista, e dado às derrotas porque é desconfiado. Tem períodos de depressão. Muito sacrifício pela vida. Tem muita potencialidade interna.

FLEUMÁTICO: calmo, frio, equilibrado, controla facilmente as emoções. É tímido, não gosta de sorrir. Tem muitos amigos, inteligente, boa memória. Muito reservado, eficiente, gosta de ser mandado. É um pacificador inato.

E a equipe apresenta para que você seja mais feliz, o alfabeto da felicidade.

a) Forme a própria personalidade, seja gente de fibra, não um teleguiado.

b) Adquira o hábito da força de vontade. Se você quer, tudo pode.

c) Alimente bons pensamentos, tudo vai dar conforme o melhor.

d) Aceite as orientações dos mais velhos, dos pais.

e) Acredite convictamente no diálogo como meio de achar a solução.

f) Aceite as pessoas como elas são, sem querer que sejam como você deseja.

g) Tenha muitos amigos, pois eles são seu maior tesouro.

h) Esteja sempre disposto para ajudar quando lhe pedem ajuda.

i) Seja alegre, espalhe alegria pelo mundo.

j) Seja comunicativo, animado.

k) Ame e goste de tudo e de todos.

l) Admire o mundo criado por Deus e dado aos homens.

m) Acredite em Deus e tenha fé.

n) Tenha um ideal de vida bem sucedido, saiba por que vive.

o) Defina-se sobre a sua profissão ou vocação.

p) Participe sempre de um grupo de jovens ou de adultos.

q) Aceite os problemas e as imperfeições de sua pessoa.

r) Aceite a idade em que você se encontra com suas características.

s) Sorria, sorria sempre.

t) Vença sempre a preguiça e o comodismo.

u) Cuide de sua saúde. Ela é o maior dom de Deus.

v) Acredite em você mesmo.

x) Descanse bem viva humorado.

z) Goste muito de você.”

E seja completamente feliz.

Então nobres leitores escritores poetas e poetizas desta Augusta página RECANTO DAS LETRAS.

Eu sempre mantenho guardado livros e textos que me chamam a tenção para a vida: por isso estou apresentado estes textos que definir como pensamentos, mas os autores não os classificam assim.

Apresento então para todos espero que gostem.