Discutir, descobrir
Como saber se é possível viver com uma ‘x’ pessoa?
Só conhecemos alguém quando discutimos com esse alguém. O que fazer para realmente conhecer esse alguém, então? Como fazer para viver com esse alguém?
Há dois caminhos que podemos seguir:
O primeiro, é fazer de tudo para viver sempre em harmonia, evitando, ao máximo, desentendimentos.
O outro caminho, é discutir sempre que houver oportunidade, para conhecer o outro, a forma como ele se expressa em um momento de exaltação - e conhecer a si mesmo.
Afinal, como eu saberia se nossa discussão é administrável? Como saber se o outro responde com ironia ou se falo com grosseria? Se acaba sendo uma discussão de ideias sem que o termômetro exploda ou se quebramos o barraco?
Para saber, só na prática. A prática leva à perfeição.
Não quero viver na passividade de evitar desentendimentos e não te conhecer por completo.
Vamos discutir, ok? Combinado.
Pensamento estranho que passa pela cabeça.
Discutir dá muito trabalho e gasta muita energia. Melhor deixar pra outro dia. Não precisamos conhecer alguém tão a fundo assim. Vamos ficar em paz, ok? Quero conhecer você na paz, e quando vier a “guerra” (se ela vier), a gente tenta administrar para que a ganhemos.