O CAUSA DORES

Refletir a vida é necessário para entender o que acontece em nossos dias e início isso pensando...

O quanto somos o causador de nossas dores?

É quase masoquismo se enxergarmos o quanto nos projetamos a sentir nossas dores ou causar acontecimentos para que possamos justificar as falácias construídas em cima de uma vida não vívida.

Vamos entender isso por dois pontos de vista, um que é o sanar da dor e outro que é o causar a dor.

Sofremos, lamentamos e choramos nossas dores quando identificamos que elas existem e que é algo profundo que não tivemos controle no período em que ela foi gerada, até aí perfeito isso se chama auto-conhecimento.

Porém sabemos também que mesmo reconhecendo a dor, por mais insano que seja as vezes tendemos a nos comportar na projeção desta dor em nós, pois nesse sentido falamos de hábito comportamental ou também conhecido como vício, sabemos que não queremos, mas ainda sim fazemos.

Não queremos sofrer! Mas vamos até o sofrimento sem ninguém nos forçar e depois lamentamos muitas vezes culpando algo ou alguém para justificar que novamente estamos passando por aquilo e que outrem foi o causador. Digamos que essa causa gira em torno do 50/50, não existe santos e nem monstros, isso é conto de fadas.

O que é preciso ver mesmo é a parte que me cabe e com isso, ver o quanto de mim causa dor em mim mesmo?

Coloquemos as falácias na mesa analisando com consciência e vejamos se os discursos verbalizados não estão pautados em um comportamento deturpado, que me coloca na posição de coitado e que precisa urgentemente ser ajudado.

Volto a dizer o que fizemos que causou essa dor?

O que fazemos para continuar justificando e se baseando nos discursos de vítima?

Os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) podem bem ajudar a entender essa localização, não dá pra querer ir para o Norte migrando para o Sul e depois lamentar ou reclamar que não conseguimos ir para Norte, é incoerente e falacioso, por que no fundo nós escolhemos!

A mesma coisa é quando nos orgulhamos da desgraça que vivemos para não aceitar que nós mesmos a causamos, nesse caso nos colocamos como forte e normalmente julgamos o fora como fraco para sustentar orgulhosamente a auto-imagem que tenho.

É tipo irmos para o outro lado do mundo e depois dizer que ninguém se importa, que estou sozinho, não tenho ajuda e outras expressões falaciosas que também vem para justificar a vida que tenho.

O auto-conhecimento permite que possamos ver quem somos, entender como funcionamos e perceber o que sentimos dentro de nós.

O auto-desenvolvimento vem para nos ajudar a desconstruir velhos hábitos que nos causam dores e para construir novos mais saudáveis e afetuosos com nós mesmo e com os demais.

O aprendizado é constante na nossa vida, ele acontece todo dia e toda hora, sem interrupções e a auto-reflexão sobre nossos atos é importante para ver o que eu causo e que me faz ir contra aquilo que eu digo que busco.

Na vida existem as dores que nos são causadas pelas consequências do tempo e que não temos controle, esse período conhecemos como infância.

E existem outras, que são causadas por nós mesmos recorrentemente até tomarmos a decisão de assumir a responsabilidade por nossos atos.

Viver é Saber, mas também Fazer de acordo com o que se Sabe e assumir a inteira responsabilidade da sua irresponsabilidade.

Escrito em 02/03/2022

Anthony Hidalgo
Enviado por Anthony Hidalgo em 22/12/2022
Código do texto: T7677821
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.