Audácia

Desde que nascemos a família tem por obrigação e cuidado nos dar as devidas orientações de educação, ritos/mitos/costumes familiares além de amor em grande parte delas.

Querendo ou não vamos sendo moldados pelo que vivênciamos e é claro que isto não quer dizer que seremos espelhos de nossos familiares mas, que muitos de nossos comportamentos e traumas virão dali. Ah! E aqui também é construído/moldado nosso próprio sistema de crenças.

Sou mulher, branca, filha, mãe, esposa, enfermeira, servidora pública, adulta supõe-se pela idade cronológica já que tenho quarenta e tantos anos. E ainda assim, pessoas, familiares ou não, se acham no direito de invadir minha vida para impor suas crenças, frustações e costumes.

Faço o mesmo com aqueles que são mais próximos ou por quem tenho afeto. Parece algo inevitável talvez por acabarmos sempre que a forma como fazemos é melhor, mais rápido ou mais fácil.

Essa audácia mais prejudica que ajuda e ainda assim permanecemos e perpetuamos o erro.

Acho a definição de empatia a coisa mais linda. Porém, é impraticável! Penso que podemos tentar nos colocar no lugar do outro e até perceber o contexto e compreender suas dores mas jamais conseguiríamos senti-las da mesma forma... por que cada um tem uma bagagem enorme e nela aprendeu a vivênciar e enfrentar suas dores de uma maneira muito singular.

Então, não importa quem seja, você pode acolher, amparar, acalentar e isso já é extraordinário! Não há necessidade de impor, aconselhar, ensinar mesmo por que se a pessoa já está em uma situação desconfortável, isso lhe causará ainda mais dor.