O aspecto intransigente do socialismo

Faz muitos anos, mais de quarenta, quando li numa Seleções sobre a existência na União Soviética (que foi o maior império mundial em área geográfica) de cooperativas de alimentação. Essa forma de iniciativa privada era tolerada pelo governo comunista porque ele mesmo não dava conta de toda a necessária produção e venda de alimentos.

Comentei sobre esse assunto com uma amiga que tinha ideias socialistas. O que ela respondeu reflete bem o que é o pensamento socialista, espécie de messianismo materialista. Claro que não lembro palavra por palavra, mas a substância do que ela disse pode assim ser resumida:

"Isso acontece porque ainda não chegaram à perfeição do regime socialista."

Com toda a finura com que o argumento foi expresso, a mim causa a impressão de uma intolerância básica e subjacente. No fundo os socialistas tendem a crer de forma até religiosa que sua ideologia é inevitável, que vai dominar o mundo inteiro e que nesse "paraíso" futuro não haverá lugar para a livre iniciativa, o deus-Estado vai tomar conta de tudo, e crêem que isso vai ter que acontecer, mesmo não acreditando na transcendência, estamos diante do absurdo de uma imanência messiânica.

Só que na prática o sistema é inviável e nunca poderá dar certo, pois o Estado Total não admite oposição e questionamento, mas ele não é e nem pode ser infalível. Todo o encaminhamento para o Estado onipresente na verdade é encaminhamento para o caos. Não sejamos ingênuos.