Sir Isaac Newton e sua réplica em miniatura de nosso sistema solar

Que todas as coisas necessitou que alguém o fizesse foi demonstrado por (Sir Isaac Newton 1643-1727) cientista britânico. Certa vez ele fez que um mecânico perito lhe produzisse uma réplica em miniatura de nosso sistema solar, com esferas representando os planetas, conjugada por engrenagens e correias para se moverem harmonicamente quando se acionava uma manivela.

Mais tarde, Newton foi visitado por um amigo cientista que não cria em Deus. Sua palestra foi relatada no Minnesota Technolog:

“Certo dia, quando Newton estava sentado no seu estúdio, lendo, com seu mecanismo perto de si, numa grande mesa, entrou seu amigo incréu. Como cientista, reconheceu imediatamente o que tinha diante de si. Chegando-se perto, moveu vagarosamente a manivela e observou com indisfarçada admiração os corpos celestes movendo-se todos na sua velocidade relativa nas suas órbitas. Afastando-se alguns pés, exclamou: 'Oh! Que coisa primorosa! Quem fez isso? Newton , sem levantar os olhos de seu livro, respondeu: 'Ninguém!'

Voltando-se rapidamente para Newton, o incréu disse: 'Evidentemente não entendeu a minha pergunta. Perguntei quem fez isso? Levantando então os olhos, Newton assegurou solenemente que ninguém o fizera, mas que o conjunto de materiais, tão admirado, assumira por acaso a forma que tinha.

Mas o incréu assombrado replicou um pouco acaloradamente: 'Deve pensar que sou tolo! Naturalmente foi feito por alguém e este é um gênio, e eu gostaria de saber quem é'. Pondo de lado o livro, Newton levantou-se e deitou a mão no ombro de seu amigo. 'Esta coisa é somente uma imitação insignificante de um sistema muito mais grandioso, cujas leis conhecem, e eu não o posso convencer de que este mero brinquedo foi projetado nem feito por alguém; no entando, você professa crer que o grandioso original, de que se copiou o desenho, veio a existir sem ter sido projetado e feito por alguém! Ora, por meio de que espécie de raciocínio chegou a tal conclusão incongruente?”.

Fonte: MINNESOTA, The Thecnolog, outubro de 1957. “Did Man Get Here by Evolution or Creation? 1968 Watchtower Bile and Tract Society of New York, Inc.

MINNESOTA, The Thecnolog, outubro de 1957. “Did Man Get Here by Evolution or Creation? 1968 Watchtower Bile and Tract Society of New York e Inc.
Enviado por Cristino Mendonça em 07/12/2022
Reeditado em 12/12/2022
Código do texto: T7666979
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.