Esteja presente

Já faz um tempo que tenho observado ausências nas presenças. Pode parecer contraditório, não é mesmo? Como assim? Falta na presença? Mas é fácil entender. E acredito que você também já tenha presenciado cenas como essa. Mesas cheias de pessoas ausentes. Mesas cheias de pessoas distraídas. Mesas cheias de falta de conexão, falta de diálogo, falta de um olhar verdadeiro. Não existe mais presença. Poucas são as pessoas que, no encontro com outras, deixam de lado as distrações do mundo moderno para estarem, de verdade, naquele encontro. Tenho visto mesas fartas, abarrotadas de pessoas. Mas essas pessoas estão vazias de si mesmas.

O convite hoje é para que recuperemos a nossa presença. Não é errado ter um celular com infinitos aplicativos que possibilitem nossa conexão com seres humanos do mundo todo. É até saudável que tenhamos essa possibilidade, vejo como uma oportunidade para que conheçamos pessoas novas, culturas novas e consigamos ampliar nossos horizontes sobre o que é existir para além do nosso mundinho, para além de nossas bolhas. O problema surge quando as conexões do mundo físico são destruídas por uma ausência que não deveria existir. O problema surge quando aquele almoço em família, que deveria servir para belas construções de profundas memórias capazes de nos confortar nos dias de saudades, torna-se um silêncio desértico, com vibrações aqui, sons de notificação ali, cada um preso no próprio mundo enquanto poderiam estar criando um naquele exato momento com pessoas que importam.

É verdade que gostamos do nosso silêncio e que por vezes nos damos melhor com pessoas que não convivem conosco. Não estou dizendo para que se submeta a momentos desconfortáveis, a encontros nos quais não se sente bem, a presenças que o fariam ter que se ausentar de si mesmo. Não é isso. Quero apenas que avalie como tem estado com aquelas pessoas com as quais você se sente pertencente. Tem lhes concedido o sensato valor? Tem aproveitado os momentos tendo a consciência de que podem ser os da despedida? Tem vivido a vida para além do que uma tela brilhante pode proporcionar? Com as pessoas que importam, com aquelas que você ama e que por elas é amado também, esteja presente, consciente, entregue ao instante que, em um breve futuro, será apenas a memória de um saudoso passado.

(Texto de @Amilton.Jnior)