Non ducor nem caduco

Bacharelado, Licenciatura Plena, Pós graduação, post-doc, Livre Docência... Nada disso garante inteligência. Você apenas afunilou teu conhecimento. Sabe muito sobre algo muito específico. Há intelectuais que jamais frequentaram a escola e imbecis com Livre Docência. Quanto maior o grau de instrução, mais afunilado é o conhecimento. Você não estudou; apenas afunilou teu conhecimento. E o diploma de professor doutor lhe garante apenas um acréscimo no salário. Isso não te faz menos assalariado.

 

Olhemos para a FFLCH (USP). Há professores doutores arrogantes ad nauseam lá. Mais pelas atitudes do que meramente pelo grau de instrução que a gente reconhece as pessoas.

 

Memorando: Vocês não estudaram. Não são superiores. Apenas afunilaram vosso conhecimento.

 

Eu escrevi cerca que 30 ou mais livros. Publiquei uns 20. Isso não faz de mim um escritor, um conhecedor profundo da língua portuguesa nem nada mais. Pelo contrário, hein? Eu sinto que me falta aprender muito. Muito mesmo. A escrever, por exemplo. E com quem sabe muito menos do que eu. É sério.

 

Vocês não são mais do que nós. Apenas portam titulação superior. (Aliás, cuidemos de não empregarmos muito esse adjetivo – superior – porque ele já se tornou clichê...)