Saber observar

Haverá momentos em que nós, Professores, deveremos assumir uma posição de espectadores das apresentações de nossos alunos para nós afastarmos um pouco da armadilha de ser críticos que operam por meio de avaliações. Um olhar antropológico (aberto, pronto a nos tornar receptivos aos outros, principalmente em situações ad hoc, como em representações cênicas, seminários etc.) pode nos auxiliar nessa tarefa. Se, a exemplo do que digo por ora, imagino um de meus alunos a dançar, chamo a isso de performance – pois é o termo artístico mais adequado. Mas o que realmente ocorre nesse momentum (uso o termo latino por ser um fenômeno que não irá se repetir, dada a sua natureza única) é algo que ultrapassa o visível e atinge o campo do sensível, do que ativa nossa percepção do espiritual in esse, isto é, manifesto. Muitas vezes nossos alunos só precisam (e assim também nós mesmos...) de alguém que lhes dê uma chance de mostrarem seu potencial criativo. Cabendo a nós reconhecer esse potencial.