O preconceito

“Debaixo da roupa, todo mundo está nu.”

Ditado popular

O preconceito é uma das coisas mais tristes e inexplicáveis que existem neste mundo. Como explicar o fato de uma pessoa não gostar de você e lhe considerar inferior por uma característica que você tem? E desde quando o fato de você ser mulher, pobre, pertencer a determinada etnia, ter uma certa religião ou orientação sexual o torna inferior a outras pessoas? Há algum estudo científico provando que as mulheres são naturalmente inferiores aos homens ou que os brancos são melhores do que os negros? Não, não há. Mesmo assim, há gente que acredita nessas coisas absurdas, o que prova o quanto há pessoas com uma mentalidade limitada e estreita. Eu não posso discriminar uma pessoa por ela ser homossexual ou seguir uma religião de matriz africana, por exemplo, porque ela é muito mais do que isso. Temos que considerar a pessoa como um todo, avaliando também seu caráter e sua personalidade, mas quem é preconceituoso nunca leva em consideração que toda pessoa é um conjunto de fatores e não há ninguém superior ou inferior.

Temos visto o preconceito levando pessoas a fazer coisas realmente monstruosas. Por causa da ideia de que os negros eram inferiores, houve escravidão em massa dos povos africanos, apartheid e segregação racial na África do Sul e nos Estados Unidos; e, devido ao sexismo, por muito tempo mulheres foram tratadas como seres sem valor. Se hoje as mulheres têm direitos como o do voto é porque tiveram de lutar por eles. O que dizer então da homofobia? Não podemos esquecer dos casos de homossexuais e transexuais mortos de maneira cruel. Hoje, por causa do preconceito religioso, vemos casos de terreiros de umbanda e candomblé sofrendo ataques por parte de evangélicos radicais.

Não dá para considerarmos que se uma pessoa é preconceituosa esse é simplesmente o jeito de ser dela. Todos nós deveríamos ser ensinados que todos devem ser respeitados e que não podemos perseguir, maltratar e até matar alguém por causa de uma particularidade sua. Lamentavelmente, vemos o preconceito ser motivo até mesmo para bullying nas escolas, ambiente de trabalho e no próprio ambiente familiar. E grande parte disso se deve ao preconceito, que leva muitos a acharem que há pessoas melhores do que as outras.

Combater o preconceito não é e nunca será fácil visto que ele está fortemente arraigado em nossa sociedade. Somos um país que tem como mancha a escravidão de povos africanos, o que resultou na ideia do povo negro como inferior; ainda preservamos fortes traços da cultura machista em nosso cotidiano, e podemos contestar os que dizem que falar de machismo é mimimi falando sobre a cultura do estupro e os muitos casos de feminicídio; vemos a homossexualidade, bissexualidade e transexualidade como aberrações da natureza, achamos que os ricos são mais importantes do que os pobres e, em relação às religiões de matriz africana, por causa da nossa herança cristã, tendemos a achar que são religiões de um povo atrasado ou mesmo coisas demoníacas.

Ainda assim, precisamos começar a fazer algo para enfrentar os muitos preconceitos que nos impedem de ser uma sociedade mais evoluída. Vai levar tempo, mas algo precisa começar a ser feito se quisermos ser uma sociedade realmente civilizada.