Comentário: Olhos D' água
Aqui será comentado a real intenção dos autores do poema "Olhos D' água". Por favor, veja o texto antes de ler o comentário. O objetivo é apenas uma reflexão sobre a interpretação e as multifaces que ela tem.
"Vejo o dançar do gesso e do calcário
Regido pelas mãos do poeta conhecedor
No quadro mais importante do cenário
Para me retirar dessa ignorância e horror "
Comentário: (gesso e do calcário) aborda sobre o processo visual envolvido na construção da memória e a importância do professor (como o poeta conhecedor).
"O poeta combate os caminhos que sei
E na minha consciência desenha um novo saber
Muda a rota que um dia trafeguei
E agrega em mim o novo conhecer"
Comentário: aqui falamos sobre o processo de construção do aprendizado. Em que é necessário, em nível cerebral, o embate da nova informação com aquilo que já se sabe, fazendo surgir um código (conhecimento), o qual muda a opinião antiga e, portanto, faz surgir o APRENDIZADO.
"Sua tênue voz me orienta
Percebo talhar em mim o canto
Como uma alvorada após a tormenta
Percebo que da escuridão surge o encanto"
Comentário: Processo verbal da construção da memória (a voz que orienta). Início do processamento (talhar) de construção da memória; o conhecimento como luz ( o conhecimento é como o nascer do sol que nos faz ver a clareza daquilo que era desconhecido).
"Agora eu conheci um novo caminho
Do pó do giz a rouquidão de sua voz
O poeta conseguiu sozinho
Levar-me da nascente do conhecimento até a foz"
Comentário: aqui é a explicação do porquê o título é "Olho D'agua", pois a construção da memória na sala de aula nasce com a explicação do professor. Conforme ocorre a consolidação do aprendizado, percebe-se que, assim como na foz de um rio desemboca toda água, o novo conhecimento desemboca naquilo que o indivíduo já conhecia. Além disso, perceba que o poema se assemelha a nascente de um rio que se direciona a foz. Na primeira estrofe, nota-se a "nascente" do conhecimento. Depois, percebe-se a consolidação da memória. Agora, falamos da "foz" - em que é agrupado o conhecimento prévio à nova informação (concedida pelo professor), a qual formará a "memória a curto prazo" que precisará ser convertida em "memória a longo prazo".
"Seja implícito ou explícito, quero sempre evocar
Aquilo por te ouvir falar, consolidei
De fato, espero não te desapontar
Porque antes era desconhecido, mas agora eu sei!"
Comentário: percebe-se que o aluno precisa transformar seus conhecimentos em "memória a longo prazo", a qual é dividida em implícita e explicita. Para conseguirmos executar a memória é necessário sua evocação. Portanto, ao conhecimento fornecido pelo professor, cabe o aluno o armazenar em sua "memória a longo prazo" e o evocar quando necessário.
E daí, você teve a mesma interpretação dos autores?